Proposta Pedagógica

16.10.2014

Homenagem surpreende professores

link copiado
Homenagem surpreende professores

O último dia 15 de outubro ficou marcado em todas as Unidades Bom Jesus por muita emoção e demonstrações de amor e respeito pelas pessoas que possuem uma das mais belas vocações: os professores. A data também registrou o término do projeto Tempo Franciscano, promovido pela coordenação de Ensino Religioso do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) da instituição.

Com o tema “Você me faz lembrar de Francisco de Assis”, o projeto teve por objetivo motivar a reflexão dos estudantes e dos professores sobre como as várias virtudes de São Francisco de Assis podem ser identificadas nas ações do dia a dia. O ponto culminante da ação foi a entrega de cartões, no Dia do Professor, com homenagens dos alunos da Educação Infantil ao 5.º ano do Ensino Fundamental aos seus mestres.

Por meio dessa atividade, os alunos colocaram em prática o projeto Virtudes e Atitudes, uma iniciativa que reflete os exemplos de vida e os ensinamentos de Francisco de Assis e recorda as suas inúmeras virtudes, como a perseverança, a solidariedade, o amor, entre outras.

Nos cartões, em tamanho maior do que os formatos tradicionais, os estudantes escreveram a virtude que mais lembra o professor escolhido. As crianças registraram no papel mensagens com as características dos homenageados, além de colagens e desenhos.

Humildade, alegria e generosidade



Na Unidade Divina Providência, em Curitiba (PR), por exemplo, os estudantes foram reunidos nos turnos da manhã e da tarde para a entrega dos cartões. Para os professores, que não sabiam dessa homenagem, foi uma grande surpresa. “Eu realmente não esperava algo desse tipo. Uma atitude tão simples, mas que tem um impacto profundo em nosso coração. A gente se sente valorizado”, conta emocionada a professora do 1.º ano do Ensino Fundamental, Daniele Mazzarotto, que atua na instituição há 17 anos.

Para Daniele, a virtude escolhida foi “Alegria”. “Essa virtude é contagiante e precisa ser valorizada. Em sala de aula, o segredo é saber equilibrar a disciplina com a espontaneidade dos alunos”, completa.

É possível exercer a docência com disciplina sem abrir mão da generosidade? Para o coordenador disciplinar da Unidade, Alessandro Luis Mombach, sim. Ele foi homenageado pelos alunos com a virtude “Generosidade”. “Os alunos encontram no professor alguém que eles sabem que podem confiar. Mesmo quando precisamos orientá-los com mais firmeza, nunca falta a ternura, a paciência e o respeito”, explica.

Andrea Eckel, gestora da Unidade, foi identificada pelos alunos com a virtude “Humildade”. Para uma pessoa que exerce a liderança diariamente sob um grande número de colaboradores, essa palavra tem um significado especial. “Deus está na simplicidade, nos detalhes, e essa ação é um exemplo perfeito de como podemos ser cada vez melhores para com o próximo sem grandes esforços. É um modelo de vida que aprendemos com Francisco de Assis e que está sendo transmitido para as próximas gerações”, finaliza.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens