Valores Humanos, Proposta Pedagógica

28.04.2016

Campanha da Fraternidade: cuidado com o meio ambiente

link copiado
Campanha da Fraternidade: cuidado com o meio ambiente

O tema da Campanha da Fraternidade de 2016, “Casa comum, nossa responsabilidade”, será desenvolvido durante o ano letivo com os alunos do Colégio Bom Jesus, nas aulas de Ensino Religioso. No mês de abril, os estudantes do 2.º ano do Ensino Fundamental iniciaram as atividades práticas em sala de aula.

Na Unidade São José, em São Bernardo do Campo (SP), por exemplo, as professoras Gibelle Pardi e Polyana Donato contam que uma das atividades mais significativas desenvolvidas até o momento foi a confecção de móbiles de animais. As peças enfeitaram a sala de aula e ilustraram como a natureza é um presente de Deus que precisa de cuidado e de respeito.

“Essa atividade proporcionou a prática dos conhecimentos adquiridos durante as aulas. Os alunos compartilharam os materiais, preocupando-se com a economia, o reaproveitamento, a limpeza e a organização do ambiente”, explicam as professoras.

Outro exemplo é o da Unidade São Vicente, em Araucária (PR). Entre as diversas atividades realizadas para a abordagem do tema, a professora Fernanda Marcon propôs a confecção de um rio, representado por um saquinho, que de um lado estava límpido e transparente e do outro, sujo e escuro. Com isso, os alunos puderam concretizar um pouco do que ocorre quando se joga o lixo nos rios ou em lugares inapropriados.

“Conversamos sobre as consequências desses atos e incentivamos a prática de atitudes humanitárias, como a reciclagem do lixo e o reaproveitamento dos alimentos, contribuindo com os cuidados à nossa casa comum, nosso planeta”, conclui a professora Fernanda.

As imagens das atividades pedagógicas estão disponíveis na galeria de fotos abaixo.

Casa comum, nossa responsabilidade


Os trabalhos relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade 2016 e desenvolvidos nas demais Unidades do Bom Jesus serão divulgados mensalmente no site da Instituição. Confira o conteúdo já publicado:

Páscoa, fraternidade e virtudes

Alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental aprendem sobre a “casa comum”


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens