Educação Digital, Institucional, Eventos, Geral

17.06.2016

Bom Jesus transmite palestra ao vivo sobre segurança na internet

link copiado
Bom Jesus transmite palestra ao vivo sobre segurança na internet

Uma foto ou informação inadequada publicada inadvertidamente na internet, além de prejudicar de maneira negativa e permanente a imagem do autor, pode expô-lo a crimes virtuais. Esse foi o tom da palestra educativa proferida pelo delegado chefe do Núcleo de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Federal no Paraná, Flúvio Garcia. A atividade foi transmitida ao vivo na manhã desta sexta-feira (17) para aproximadamente nove mil alunos, do 9.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio, das 34 Unidades do Bom Jesus.

Durante a atividade, Garcia contextualizou o cenário atual da criminalidade cibernética, lembrando que o Brasil está entre os cinco países que mais registra crimes dessa natureza no mundo, e citou os principais exemplos de ilícitos cometidos atualmente. Ao final do encontro, o palestrante respondeu questionamentos enviados por alunos do Bom Jesus dos cinco estados onde a Instituição atua.

O palestrante também destacou a importância de os responsáveis acompanharem de perto a atividade das crianças e dos adolescentes na internet, mesmo que, para algumas gerações de pais, a falta de conhecimento em relação às tecnologias seja um limitador. “É preciso buscar esta informação e estar sempre ao lado dos filhos, sem constrangimentos. Pais e mães têm que ser mais do que simples agentes financeiros dos estudantes, mas amigos também na internet. Não é necessário proibir, mas acompanhar e ensinar o certo e o errado”, defendeu.

Quando publicar na internet?


O delegado federal citou, ainda, três dicas simples que podem evitar constrangimentos na internet em relação à publicação de conteúdos. Então, antes de divulgar algo nas redes sociais, aplicativos de comunicação instantânea e similares, faça as seguintes perguntas para você:

1.ª) Eu publicaria este conteúdo, esta imagem, em um outdoor ao lado da minha casa ou em uma rua muito movimentada?
Se a resposta for negativa, não publique.

2.ª) No futuro, eu julgaria adequada aquela foto inusitada que fiz em um momento de descontração? Será que daqui há 10, 20 anos essa imagem poderá prejudicar a minha imagem profissional, por exemplo?
Se a resposta for afirmativa, não publique.

3.ª) Mesmo considerando as perguntas anteriores, continuo na dúvida. Devo publicar?
Não! Pense que todo conteúdo publicado na internet pode ser manipulado. Então, não devo publicar nada? Não é bem por ai... Não há problema em publicar na sua rede social preferida a foto de uma bela paisagem da praia, por exemplo, durante um passeio com a família. Porém, imagine uma foto sua de roupa de banho. Esta imagem pode ser manipulada por alguém mal intencionado e ser utilizada em outro contexto, atém mesmo em sites com conteúdos inapropriados.

Transmissões ao vivo


Em 2016, o Colégio Bom Jesus iniciou uma nova atividade interativa com a comunidade escolar: as transmissões ao vivo de conteúdo por meio da tecnologia Tricaster A palestra sobre segurança na internet foi o segundo evento divulgado simultaneamente para as Unidades do Bom Jesus em todo o Brasil. O conteúdo poderá ser consultado por pais, responsáveis, professores e alunos no BJ Connect, a plataforma digital do Bom Jesus que oferece conteúdos exclusivos para esse público.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens