Valores Humanos, Institucional, Eventos

11.07.2016

Exposição fotográfica retrata os 25 anos da presença franciscana em Angola

link copiado
Exposição fotográfica retrata os 25 anos da presença franciscana em Angola

A partir do dia 11 de julho, o Teatro Bom Jesus, em Curitiba, recebe uma exposição fotográfica sobre os 25 anos da missão da Ordem dos Frades Menores em Angola. São fotos de cenas do cotidiano, além de objetos de uso comum do povo angolano, que remontam ao trabalho de evangelização e aos projetos educacionais dedicados à população desde a última década que marcou o pós-guerra naquele país. Gratuita, a mostra acontece no foyer do Teatro e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Educação pela Paz

Angola passou por momentos de grande tensão e conflitos desde os anos 1960, com a Guerra de Independência (1961-1974) e, mais recentemente, a Guerra Civil (1975-2002), que teve o seu estopim após a independência do domínio de Portugal.

Com o objetivo muito claro de oferecer conforto espiritual, ajuda humanitária e trabalhar pela paz, a Ordem dos Frades Menores, por meio da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, destacou três frades, Pedro Caron, José Zanchet e Plínio Gande da Silva, que em 25 de setembro de 1990 deram início à presença missionária da Ordem em Angola.

Nessas mais de duas décadas, os frades franciscanos dedicaram-se, entre outras atividades, à construção e à reforma de escolas para as famílias angolanas. Frei Alexandre Magno (foto), guardião da Fraternidade Franciscana Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, e coordenador da Frente da Evangelização Missionária, esteve em Angola de 2002 a 2009.

Segundo o religioso, ter a oportunidade de observar a paz sendo construída é uma das experiências mais gratificantes que se pode ter. “Acreditamos que a educação é um caminho seguro para a construção do conhecimento e a promoção da fraternidade entre os povos”, diz frei Alexandre, que entre os dias 13 e 29 de julho estará em Angola para uma reunião especial, conhecida como Capítulo, que redefine as responsabilidades dos frades em uma Província.

Atualmente, os franciscanos coordenam os trabalhos a partir da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. A entidade conta com 30 frades angolanos e com 13 postulantes, além dos 63 jovens aspirantes. São quatro fraternidades nas cidades de Malange, Luanda (capital), Quibala e Viana.

Franciscanos no Brasil

No Brasil, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil está presente no segmento de Educação com a Universidade São Francisco, em São Paulo, e com o Grupo Educacional Bom Jesus, que atua no ensino superior com a FAE, no Paraná e em Santa Catarina, e com 34 Unidades do Colégio Bom Jesus, em cinco estados brasileiros.

Mais informações sobre os trabalhos de educação e de evangelização da Província estão disponíveis no site www.franciscanos.org.br.

Serviço

Exposição fotográfica sobre os 25 anos da missão da Ordem dos Frades Menores em Angola
Quando: a partir de julho.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Onde: Foyer do Teatro Bom Jesus – Rua 24 de Maio, 135 – Centro – Curitiba (PR).
Entrada gratuita.
Mais informações em www.teatrobomjesus.br.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens