Esportes

17.11.2016

Aluno do Bom Jesus é ouro nos Jogos Escolares da Juventude

link copiado
Aluno do Bom Jesus é ouro nos Jogos Escolares da Juventude

O enxadrista Thiago Carstens Dobuchak, aluno da 2.ª série do Ensino Médio do Bom Jesus Santo Antônio, em Blumenau (SC), venceu o Torneio Pensado Masculino de Xadrez da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs) – 15 a 17 anos, realizado de 10 a 13 de novembro, no Centro de Convenções João Pessoa, na capital do estado da Paraíba.

Foi a terceira vez que Thiago participou dos JEJs, sendo a primeira no módulo 15 a 17 anos. Antes, já havia participado no módulo 12 a 14 anos, conquistando a medalha de bronze em Poços de Caldas (2012) e a medalha de prata em Londrina (2014). Além de Thiago, integrou a delegação catarinense, a técnica de xadrez e professora do Bom Jesus, Regina Ribeiro.

Bem pensado


Com a presença de 25 alunos, o torneio pensado foi realizado em cinco rodadas de 61 minutos acrescidos de 10 segundos por lance para cada enxadrista. Thiago terminou invicto com 4,5 pontos. Além disso, o estudante registrou o sexto lugar no Torneio Blitz Misto, realizado no domingo à tarde, dia 13, em sete rodadas de três minutos por jogador com acréscimo de dois segundos por lance.

Pioneiro


A medalha de ouro de Thiago foi a primeira conquistada pelo Colégio Bom Jesus Santo Antônio, por Blumenau e pelo estado de Santa Catarina na competição masculina dos Jogos Escolares da Juventude.

A última vez que Santa Catarina ganhou uma medalha de ouro na modalidade de xadrez na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude foi no módulo 12 a 14 anos, em 2009, com Angélica Roberta Passold, aluna do Bom Jesus Santo Antônio.

Histórico campeão


Com a conquista histórica do aluno Thiago, a equipe do Bom Jesus encerra 2016 com cinco títulos nacionais, sendo dois ouros no Festival Nacional da Criança e dois ouros no Campeonato Brasileiro Escolar, conquistados pelos alunos do 7.º ano do Ensino Fundamental Gabriel de Borba e Gabriela Feller.

Os JEJs – 15 a 17 anos, que neste ano reuniram mais de 3,6 mil atletas, são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e constituem o maior evento esportivo escolar de abrangência nacional. A delegação catarinense, gerenciada pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte, foi composta de 180 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens