Iniciação Científica, Proposta Pedagógica

18.11.2016

Projeto escolar de telhas sustentáveis é destaque na V FiCiências

link copiado
Projeto escolar de telhas sustentáveis é destaque na V FiCiências

Diminuir o impacto ambiental da construção civil por meio da fabricação de telhas com detritos de obras. Esse é o objetivo principal de um projeto de Iniciação Científica conduzido pelos alunos André Liston e Luiz de Siqueira, da 2.ª série do Ensino Médio do Bom Jesus. A ideia tem gerado grande interesse da comunidade acadêmica e conferido prêmios aos estudantes. O mais recente reconhecimento ocorreu no último dia 11, em Foz do Iguaçu (PR), com a entrega de duas premiações durante a V FiCiências – Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, que reúne estudantes e professores do Brasil, do Paraguai e da Argentina.

O projeto dos alunos do Bom Jesus Centro, intitulado “Síntese de telhas de concreto a partir de detritos de construção civil como agregado - Segunda Fase”, concorreu na categoria Engenharia e foi agraciado com a menção honrosa “Caráter Empreendedor” e o prêmio “Destaque Engenharia”.

A pesquisa foi iniciada no mês de junho e continua em desenvolvimento. De acordo com os estudantes, a aplicação desse projeto “resultaria em um item de consumo caseiro versátil, que é utilizado em larga escala em zonas residenciais, gerando uma economia nos materiais e no transporte envolvidos no processo para o fabricante e, principalmente, dando aplicabilidade ao entulho”. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Reconhecimento


No mês de outubro, esse projeto também recebeu diversos prêmios na V Feira de Iniciação Científica Antônio Ayroso (FICAA), em Jaraguá do Sul (SC). Já no início de novembro, os alunos foram agraciados com uma menção honrosa na II Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio do Bom Jesus (FICEM).

Para o orientador dos alunos, o professor de Biologia do Bom Jesus Cornélio Schwambach, os benefícios da pesquisa científica na educação básica vão além do recebimento de prêmios. “No Bom Jesus, incentivamos a pesquisa desde as séries iniciais, começando pelo Ensino Fundamental, por meio do nosso programa de Iniciação Científica. Essa iniciativa valoriza a formação pedagógica e estimula o potencial criativo de nossos alunos”, destaca.

O Bom Jesus também foi representado na V FiCiências pelas alunas Amanda Convento e Isabela Ferreira, com o projeto “Alternativas sustentáveis para a reciclagem do poliestireno expandido associado à fibra de bambu”, e Giovana Chan, que apresentou o trabalho “Alternativas biodegradáveis para embalagens derivadas de petróleo”.

A equipe pedagógica do Bom Jesus parabeniza todos os estudantes e professores envolvidos no programa de Iniciação Científica.


GALERIA DE FOTOS