Institucional, Eventos

21.09.2017

Bom Jesus Santo Antônio celebra mais de um século de tradição

link copiado
Bom Jesus Santo Antônio celebra mais de um século de tradição

O Grupo Educacional Bom Jesus celebra os 140 anos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio com a comunidade blumenauense neste mês de setembro. Como parte das ações comemorativas, o Colégio mantém uma exposição com fotos históricas para resgatar a memória da Instituição. Além disso, dois importantes eventos reuniram autoridades, funcionários do Colégio e sociedade em geral para festejar essa trajetória centenária.

O primeiro deles ocorreu no último dia 14, durante uma sessão solene promovida pela Academia de Oratória de Mont’Alverne, tradicional espaço cultural e acadêmico do educandário. De acordo com o ex-aluno e prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, um dos oradores nesse evento, a história de Blumenau se confunde com a do Colégio. O líder local credita à academia de oratória sua habilidade de falar em público e conduzir discursos. “Eu levo o nome do Santo Antônio com muito orgulho, afinal de contas devo a esse colégio muito daquilo que sou hoje”, pontua. O diretor clínico do Hospital Santa Isabel e também ex-aluno, Walmor Erwin Belz, hoje com 86 anos, também discursou e destacou as diferenças dos seus tempos de estudante e o de hoje. “Naquela época, todos tínhamos apelidos. Hoje isso seria bullying”, conta.

Durante a sessão solene houve, ainda, apresentações teatrais, de música e de ginástica rítmica, todas com a participação dos alunos do Bom Jesus Santo Antônio contando, à sua maneira, a trajetória centenária da Instituição. Para o gestor do Colégio, Glauco Foltran, é uma grande satisfação fazer parte dessa história. “Antes de dirigir a instituição, eu fui professor e coordenador, meu vínculo com o Santo Antônio tem quase 30 anos. Dei aula para muitos pais, acompanho as evoluções pedagógicas e estruturais e, com o apoio do Bom Jesus, faço questão de manter a excelência acadêmica que segue construindo essa história de sucesso”, completa.

A gerente pedagógica do Bom Jesus, Giselli Hümmelgen, em seu discurso, fez questão de ressaltar o quanto é importante para o Bom Jesus fazer parte da centenária história do Santo Antônio e dar continuidade a ela. “Assim como em todas as nossas mais de 30 Unidades, preservamos a tradição e a missão franciscana. Somos uma instituição confessional que mantém importantes diferenciais pedagógicos, vínculo com a comunidade, valores e compromisso com a história do Bom Jesus”, finaliza.

Gratidão


Como forma de gratidão pela trajetória bem-aventurada do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, foi organizada uma missa alusiva aos 140 anos da Instituição. A cerimônia religiosa ocorreu na última quarta-feira, dia 20, na Catedral São Paulo Apóstolo, e foi celebrada pelo presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, Frei João Mannes, e concelebrada pelo vice-presidente da Instituição, Frei Mário José Knapik, e pelos freis Nelson José Hillesheim e Pascoal Fusinato, esses representando todos os ex-diretores e religiosos que passaram pelo Colégio.

Em sua homilia, Frei João fez uma analogia entre a história da Instituição e da parábola bíblica sobre a casa edificada sobre rocha. “A casa do Colégio Bom Jesus Santo Antônio de Blumenau foi e está sendo construída sobre a rocha dos sólidos princípios de um ensino e de uma educação de qualidade. Pois, acreditamos que um processo de ensino e de aprendizagem, que não fosse permeado pela interiorização e vivência de valores humanos que possibilitam uma boa convivência entre todas as pessoas, das pessoas com a natureza e com o Transcendente, não seria ensino de qualidade. Nessa perspectiva, um dos principais projetos da escola é despertar o educando para os valores humanos”.

Confira algumas imagens das celebrações na galeria de fotos.

História


O tradicional Colégio Santo Antônio foi incorporado pelos franciscanos em 1999, que assumiram a responsabilidade de continuar a respeitada trajetória da Instituição blumenauense. Em 2106, o Grupo Educacional Bom Jesus celebrou 120 anos de história de sua primeira Unidade, em Curitiba (PR). Atualmente, possui mais de 30 Unidades de ensino distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2018, o Colégio terá duas novas Unidades no estado catarinense: Pedra Branca, na cidade de Palhoça, e outra em Itajaí.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens