Institucional, Eventos, Proposta Pedagógica

01.11.2017

Bom Jesus promove ação em parceria com a Unesco

link copiado
Bom Jesus promove ação em parceria com a Unesco

Muitas vezes, a rotina pode fazer com que a beleza natural e a riqueza social de uma comunidade passem despercebidas. O entorno do Colégio Bom Jesus Internacional Alphaville, situado na Estrada da Graciosa, em Colombo, é exemplo disso. Por meio de uma iniciativa internacional da Unesco, alunos do 7.º ano do Ensino Fundamental da Instituição “redescobriram” a região, com suas diferentes realidades.

Tudo começou quando a Unesco definiu 2017 como o Ano Internacional de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e lançou o desafio de criação de projetos sociais e sustentáveis para todas as mais de 10 mil instituições de ensino de diferentes países associadas ao PEA – Programa de Escolas Associadas da Unesco, do qual o Bom Jesus é integrante há mais de uma década.

Orientados pelos professores Willian Vida e Yuri Molinari, os estudantes do Bom Jesus identificaram que a rua do Colégio é a via de interligação entre os municípios de Curitiba, Colombo, Pinhais e Quatro Barras. Sensibilizados pelo tema do projeto, os alunos pesquisaram a respeito dos locais definidos como “as pérolas da região” do entorno da Unidade, como a Escola Barão de Mauá, na Vila Zumbi – antes um local de invasão, a vila desde 2010 é um bairro de Colombo; o parque Alphaville Graciosa – maior floresta de araucária, preservada em área urbana, do Brasil; e os condomínios Alphaville. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:



De acordo com a representante do Grupo Educacional do Bom Jesus no PEA Unesco, Solange Dorocinski, o projeto teve um grande impacto social e emocional nas pessoas envolvidas. “Nossos alunos perceberam a responsabilidade individual de cada um no processo de preservação ambiental da região e no cuidado para com o próximo, dois pontos que são muito trabalhados na proposta pedagógica de formação humana do Colégio Bom Jesus”, explica.

Algumas imagens das etapas de desenvolvimento do projeto estão disponíveis na galeria de fotos abaixo. Além disso, o trabalho conjunto das escolas integrantes do PEA Unesco no Paraná desenvolveram um site com fotos, vídeos e mais detalhes sobre as iniciativas de cada grupo escolar, que pode ser acessado aqui.

PEA Unesco Paraná


Em 2017, participaram do programa da Unesco no Paraná as seguintes instituições: Colégio Bom Jesus, Escola Nilza Tartuce, Colégio Bastos Maia, Colégio Positivo, Colégio Opet, Aface, Colégio San Germain, Colégio Sion e Escola da Colina.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens