Valores Humanos, Geral

17.11.2017

19 de novembro – Dia Mundial dos Pobres

link copiado
19 de novembro – Dia Mundial dos Pobres

Paz e Bem!

O Papa Francisco, inspirando-se no exemplo e na vida de São Francisco de Assis, instituiu 19 de novembro como o Dia Mundial dos Pobres. São Francisco, testemunha da pobreza genuína de Jesus Cristo, precisamente por ter os olhos fixos em Cristo, soube reconhecê-Lo e servi-Lo nos pobres.

No mundo em que vivemos, a pobreza interpela-nos continuamente com os seus inúmeros rostos marcados pelo sofrimento, pela marginalização, pela opressão, pela violência, pelas torturas, pelas guerras, pela privação da liberdade e da dignidade, pela ignorância e pelo analfabetismo, pela falta de trabalho e pelo tráfico de pessoas, pela escravidão e pela migração forçada.

Diante desse cenário de crescente pobreza, não podemos ficar insensíveis e indiferentes. Por isso, o Papa Francisco convida a Igreja inteira e os homens e mulheres de boa vontade, independentemente da sua pertença religiosa, a fixar o olhar em todos aqueles que estendem as suas mãos invocando ajuda e pedindo a nossa solidariedade.

Assim, por ocasião do Dia Mundial dos Pobres e também pela proximidade da festa do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, enaltecemos a importância de todas as iniciativas concretas de solidariedade e de partilha a favor dos mais necessitados, promovidas pelos projetos Bom Jesus Social e FAE Social, nos meses de novembro e dezembro.

Ademais, reitera o Papa que, à situação de pobreza, “é preciso responder com uma nova visão da vida e da sociedade”; é preciso “reagir à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro”.

Por isso, o Grupo Educacional Bom Jesus tem a missão de promover uma formação humana integral e profunda, que estimule o encontro do ser humano consigo mesmo, com as pessoas, com a natureza e com o Transcendente. No processo educativo, temos a missão de trabalhar para construir uma verdadeira cultura do encontro, do respeito às diferenças, da partilha, da solidariedade, da PAZ e do BEM.

Em verdade vos digo, todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos menores, a mim o fizestes” (Mt 25,40), disse Jesus.

Desejo a você e a seus familiares um abençoado e feliz Natal.

Frei João Mannes, ofm
Presidente do Grupo Educacional Bom Jesus