Valores Humanos, Geral

23.08.2018

Unesco e Colégio Bom Jesus auxiliam alunos de escola pública em Português e Matemática

link copiado
Unesco e Colégio Bom Jesus auxiliam alunos de escola pública em Português e Matemática

Alunos do 8.º e do 9.º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Guaíra, em Curitiba (PR), recebem reforço nos estudos de Língua Portuguesa e de Matemática. Um grupo de voluntários formado por estudantes do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus se reúne semanalmente na escola pública para retomar conteúdos, tirar dúvidas e ajudar os alunos atendidos pelo projeto a descobrir novas formas de estudar.

A iniciativa surgiu pela equipe da Unidade Bom Jesus Centro, que assumiu essa grande missão, intitulada “Projeto Monitoria: Integração que Transforma”. Vale destacar que essa ação está correlacionada ao PEA-Unesco (Programa de Escolas Associadas à Unesco) pois, desde 2008, o Grupo Educacional Bom Jesus faz parte desse programa por desenvolver ações que contribuem para a formação humana de seus alunos, com reflexos diretos na comunidade.

De acordo com o gestor da Unidade, Marcelo Bianchini Favaro, o principal objetivo do projeto é contribuir para uma sociedade mais justa e feliz por meio da integração de jovens de diferentes realidades. “A ação voluntária vai além do aspecto pedagógico, permitindo uma rica troca de experiências de vida. O resultado dessa convivência, para nós, é o mais importante”, explica.

Segundo a diretora-geral do Colégio Guaíra, Ana Cristina Ross Dybax, a dinâmica entre os adolescentes de ambas as escolas tem evoluído a cada encontro. “A relação entre os alunos é facilitada pela linguagem e pelos interesses comuns, facilitando as atividades e melhorando continuamente a postura comportamental e o desempenho escolar dos nossos estudantes”, conta.

Confira depoimentos de alunos do Colégio Estadual Guaíra:

“Meu nome é Nathaly, tenho 13 anos e sou aluna do 8.º ano B do Colégio Guaíra. Todas as segundas-feiras nós temos reforço com os alunos do Colégio Bom Jesus e é muito bom. Temos pessoas que nos ajudam naquilo que temos dificuldade. Meu desenvolvimento na sala de aula melhorou muito depois que eu comecei a fazer as aulas de reforço. Todas as vezes que eu tenho alguma dúvida, eles me ajudam e eu gosto muito.”

“O Projeto Voluntário Bom Jesus está bem executado e estou melhorando o aprendizado. Agradeço a equipe pela oportunidade." Bruno Henrique O. C.

O projeto
Em números gerais, o projeto impacta, direta e indiretamente, mais de 500 pessoas, entre alunos e professores das duas instituições de ensino. Os primeiros encontros tiveram início em maio de 2017, e as atividades continuarão neste ano, com previsão de continuidade em 2019.

Voluntariado
No mês em que é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, o Colégio Bom Jesus promoveu uma ação solidária no Colégio Estadual Guaíra. As atividades ocorreram durante a tarde do dia 21 de agosto. No mesmo dia, outras nove escolas do Paraná, associadas ao PEA-Unesco, promoveram iniciativas semelhantes em suas instituições atendidas.

Missão franciscana
O Colégio Bom Jesus atua há mais de 120 anos com inspiração no exemplo de fraternidade e de amor de São Francisco de Assis a todos os seres e à natureza. Por meio do ensino, a Instituição promove a ajuda ao próximo e a preservação do meio ambiente, concretizando suas ações humanitárias com o programa Bom Jesus Social, presente em cinco estados e conduzido nas mais de 30 unidades do Colégio. Mais informações e novidades a respeito dessas atividades estão disponíveis aqui e no perfil do programa no Facebook. Confira abaixo o vídeo e algumas fotos.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens