Eventos, Institucional, Meio Ambiente, Valores Humanos

19.09.2018

Colégio Bom Jesus amplia presença em iniciativa da Unesco

link copiado
Colégio Bom Jesus amplia presença em iniciativa da Unesco

Há dez anos, o Grupo Educacional Bom Jesus iniciou uma parceria de sucesso com a ONU que tem impactado no desenvolvimento social de comunidades com poucos recursos por meio da educação. Trata-se do PEA Unesco – Rede de Escolas Associadas da ONU, que em 2018 ampliou a presença do Colégio Bom Jesus na agenda de trabalho por meio da inclusão de mais oito Unidades de ensino da Instituição. Atualmente, o grupo de escolas brasileiras associadas conta com 583 instituições.

O anúncio da novidade ocorreu durante o 24.º Encontro Nacional das Escolas Associadas da Unesco, nos dias 12 a 14 de setembro, em Salvador (BA). Participaram do encontro mais de 800 educadores de todo o Brasil e o Colégio Bom Jesus foi representado pelos professores Solange Inês Dorocinski e Robson Fernando Oldenburg.

Nesse evento, houve palestras, vivências e experiências, mesas-redondas e debates sobre projetos ligados às mudanças climáticas, ao desenvolvimento sustentável, à cidadania global e ao ensino de línguas, a metodologias ativas, ao ensino híbrido, à transformação digital na educação, entre outros. Além disso, a comissão organizadora do PEA Unesco divulgou que a edição 2019 do encontro será realizada em Ouro Preto (MG).

Também foi anunciada a certificação de 222 novas escolas, com grande participação de instituições do Paraná, incluindo as oito Unidades do Bom Jesus listadas abaixo:

  • Bom Jesus Internacional Aldeia – Curitiba (PR)
  • Bom Jesus Internacional Alphaville – Colombo (PR)
  • Bom Jesus São José dos Pinhais (PR)
  • Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário – Paranaguá (PR)
  • Bom Jesus São José – Rio Negro (PR)
  • Bom Jesus Carlos Démia – Maringá (PR)
  • Bom Jesus Santo Antônio – Rolândia (PR)
  • Bom Jesus São Vicente – Araucária (PR)

O Colégio Bom Jesus Centro, em Curitiba, foi a primeira Unidade a fazer parte do PEA Unesco, em 2008. A partir desse modelo, na última década os demais Colégios, mesmo sem filiação formal, desenvolveram projetos voltados para a construção da cultura da paz, promovendo a educação para o desenvolvimento sustentável e formando gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.

Novos aprendizados

Outro ganho muito importante da participação do Bom Jesus no evento será o desenvolvimento de atividades pedagógicas em 2019 a partir de temas selecionados durante o encontro e que serão compartilhados com professores, coordenadores, gestores e assessores. Confira alguns deles:
  • Ano Internacional das Línguas Indígenas
  • Ano Internacional da Tabela Periódica
  • Patrimônio Material e Imaterial
  • Década dos Afrodescendentes
  • Mudanças Climáticas e Educação para a Sustentabilidade
  • Cidadania Global e Cultura da Paz

Certificação da Unesco

De acordo com a representante do Grupo Educacional Bom Jesus no encontro nacional, Solange Inês Dorocinski, “a filiação PEA Unesco reafirma a cada dia a responsabilidade do projeto educacional com a consciência das necessidades das sociedades brasileira e mundial”.

Segundo o gestor do Colégio Bom Jesus São Vicente, Robson Fernando Oldenburg, a certificação do PEA Unesco é motivo de muita honra e alegria para funcionários e gestores da Instituição. “É um reconhecimento por todo o trabalho que já desenvolvemos em nossas Unidades, sempre pautados nos mesmos princípios, que estão em consonância com aqueles que são propostos pelo Programa das Escolas Associadas da Unesco”, conclui.

Ensinar pelo exemplo

O Bom Jesus também foi tema de reportagem na revista anual do PEA Unesco, que divulgou ações sociais e educacionais de professores e de alunos sobre o Dia Internacional da Luz. A versão digital da publicação será disponibilizada em breve no site da entidade.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens