Valores Humanos, Proposta Pedagógica

19.09.2018

Bom Jesus promove encontro de líderes de tradições religiosas

link copiado
Bom Jesus promove encontro de líderes de tradições religiosas

O Colégio Bom Jesus acredita no diálogo e no respeito em relação às diferentes tradições religiosas. Por isso, desenvolve atividades frequentes que contribuem para a reflexão sobre esse tema e que envolvem alunos, professores e a sociedade. Exemplo disso foi a mesa-redonda “Encontro Inter-religioso” promovida pela Unidade São José, em São Bernardo do Campo, na última semana.

O evento contou com a presença de seis líderes religiosos e teve como objetivo debater e conhecer as tradições religiosas com os estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental das Unidades Bom Jesus São Bernardo do Campo e Vicente Pallotti, de São Paulo.

Sob a orientação do professor de Ensino Religioso Diego Genu Klautau, a mesa-redonda contou com contribuições das seguintes lideranças: Pastor Alberi Newmann, da Igreja Luterana; Reverendo Benedito Tadeu dos Santos, da Igreja Anglicana; Sheiki Kamal Mohamad Chahin, do Islã; Pai Edson Alves da Costa Júnior, da Umbanda; Médium Miltes Apparecida Bonna, do Espiritismo; e Frei Claudino Gilz, da Igreja Católica e representante do Grupo Educacional Bom Jesus.

Os religiosos convidados responderam a perguntas feitas pela plateia, sempre considerando uma abertura de horizonte acerca da atuação das Tradições Religiosas e do papel das religiões no Brasil.

De acordo com o professor Diego Genu Klautau, a conclusão do evento foi marcante, principalmente para os alunos participantes. “Registramos a concordância de todos em dar o testemunho de diálogo e de compreensão das diferenças, enfrentando a divergência de forma franca e respeitosa com o objetivo do bem comum”.

Segundo Frei Claudino Gilz, a disciplina de Ensino Religioso já não é uma disciplina escolar catequética, doutrinária ou confessional, mas uma disciplina cujos conteúdos estão voltados para o ensino e a aprendizagem do fenômeno religioso e as suas mais diversas manifestações.

“O Colégio Bom Jesus tem procurado adaptar sua proposta de ensino e aprendizagem dessa disciplina para a formação de um aluno que aceita as mais diversas manifestações religiosas, no espírito de respeito e de fraternidade, com um único objetivo: construir uma conivência fraterna e respeitosa em prol de uma cultura de paz”, conclui Frei Claudino.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens