Novidades

26.09.2018

Chegou a hora da tarefa de casa

link copiado
Chegou a hora da tarefa de casa

A tarefa de casa tem como objetivo sistematizar e desenvolver o hábito de estudo. “Por meio da tarefa de casa, a criança tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na resolução de atividades, sem a mediação do professor”, conta Cristina Teresinha Portes, assessora pedagógica do Colégio Bom Jesus Água Verde.

Mas, para algumas crianças, essa é uma hora difícil e estressante. Na opinião de Cristina, com a grande quantidade de estímulos e atividades extraclasse a que as crianças têm acesso, a tarefa de casa, em alguns casos, não é administrada na rotina, em momento adequado.

Veja como é possível ajudar seu filho para que a lição seja feita sem desgaste ou brigas:

  • O tempo para realização da tarefa não deve sobrecarregar o aluno e precisa ser direcionada para ele.
  • Em caso de dificuldade, essa informação deve ser compartilhada entre família/escola, para que o professor identifique as dúvidas e planeje atividades de intervenção.
  • Em casa, os pais − ou responsável − devem organizar, com a criança, uma rotina de estudo e definir, de modo compartilhado, um horário e um local adequado para a realização das tarefas.
  • É indicado que os familiares supervisionem a tarefa, mas que permitam que seja realizada pela criança, de modo a desenvolver a sua autonomia.
  • A criança deve receber estímulos e seus avanços devem ser valorizados pela família.
Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais do G1 Paraná.