ÁREA RESTRITA: BJ CONNECT
 

Valores Humanos, Proposta Pedagógica

05.10.2018

São Francisco: exemplo de minoridade, fraternidade e paz

Compartilhe esta notícia:   
São Francisco: exemplo de minoridade, fraternidade e paz

A “Minoridade, a Fraternidade e a Paz”, tema do projeto pedagógico Tempo Franciscano de 2018, tem sido motivo de muitas reflexões nas mais de 30 Unidades do Colégio Bom Jesus pelo Brasil. Diversas atividades já aconteceram desde a abertura do projeto: elaboração de material de apoio com temas franciscanos, preparação do Espaço Francisco, teatros, momentos de oração, rodas de conversa, diálogo inter-religioso, comemoração do Dia Internacional da Paz, entre outras.

De acordo com o coordenador do projeto, Frei Claudino Gilz, “a Minoridade, a Fraternidade e a Paz, assim como tantas outras virtudes franciscanas, não procedem de uma escolha à revelia. Elas nascem e se fundamentam unicamente no modo de ser e de amar de São Francisco de Assis a respeito de quem o biógrafo Tomás de Celano assim escreveu:

“Como [Francisco] era de aspecto glorioso na inocência de sua vida, na simplicidade das palavras, na pureza do coração, no amor de Deus, na caridade fraterna, na obediência ardorosa, no trato afetuoso, no aspecto angelical! Tinha maneiras simples, era sereno por natureza e de trato amável, muito oportuno quando dava conselhos, sempre fiel às suas obrigações, prudente nos julgamentos, eficiente no trabalho e em tudo cheio de elegância. Sereno na inteligência, delicado, sóbrio, contemplativo, constante na oração e fervoroso em todas as coisas. Firme nas resoluções, equilibrado, perseverante e sempre o mesmo. Rápido para perdoar e demorado para se irar, tinha a inteligência pronta, uma memória luminosa, era sutil ao falar, sério em suas ações e sempre simples. Era rigoroso consigo mesmo, paciente com os outros e discreto com todos. Muito eloquente, tinha o rosto alegre e o aspecto bondoso, era diligente e incapaz de ser arrogante. E como era muito humilde, mostrava mansidão para com todas as pessoas, adaptando-se a todos com facilidade. Embora fosse o mais santo, sabia estar com os pecadores como se fosse um deles.”

Confira na galeria de fotos algumas atividades de alunos e professores durante o Tempo Franciscano.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens