Novidades

06.10.2018

Como ensinar crianças sobre finanças

link copiado
Como ensinar crianças sobre finanças

Uma pesquisa realizada com 750 pais, em conjunto, pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), pelo Instituto Axxus e pelo Núcleo de Economia Industrial e Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da Unicamp apontou dados interessantes sobre alunos que recebem aulas de educação financeira na escola: 70% deles começaram a ajudar os pais nas compras e 98% passaram a tratar do assunto em casa.

“A educação financeira é um dos temas contemporâneos indicados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de ser necessária para o pleno exercício da cidadania, para o consumo consciente e para o desenvolvimento da autonomia no gerenciamento financeiro pessoal”, afirma a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Bom Jesus, Isabel Marconcin, que entende que os conceitos referentes à educação financeira podem ser abordados já a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental. Isso porque esse conhecimento pode contribuir para que essas crianças, em um futuro próximo, pratiquem o consumo consciente, façam escolhas responsáveis e assertivas, planejem os gastos pessoais tendo em vista um ganho a longo prazo, por meio do gerenciamento dos recursos. “A educação financeira pode contribuir para a formação de cidadãos críticos, que agem com consciência e autonomia no gerenciamento dos recursos financeiros e que aprendem a planejar no curto e no longo prazo para que, no futuro, tenham uma vida financeira saudável”, afirma Isabel.

Contribuição da família

Em casa também há espaço para aprendizado. Os pais podem conversar sobre o valor de produtos e de serviços, o consumismo e a importância da sustentabilidade. É importante ensinar as crianças a optar por produtos sustentáveis e que ofereçam menos resíduos para o ambiente; a evitar o consumismo exagerado; e a compreender a necessidade de partilhar para que todos tenham qualidade de vida.

Uma prática saudável em relação aos recursos financeiros tem sido a “mesada”. A criança é convidada a gerenciar uma pequena quantia e a optar entre um prazer imediato e a perda de receita e a economia do dinheiro para a obtenção de um bem de maior valor, no longo prazo. “É importante que algumas conquistas sejam fruto da opção e do esforço da criança, para que aprenda desde cedo o valor da economia e do planejamento”, ensina Isabel.

Iniciativas
No Colégio Bom Jesus, por exemplo, a educação financeira é trabalhada desde o Ensino Fundamental, como um tema transversal vinculado à Matemática e ao Sistema Monetário Brasileiro. Questões como a análise de preços, consumo consciente e sustentabilidade fazem parte de uma abordagem interdisciplinar do tema. “Por meio da educação financeira, a criança se habitua a trabalhar com orçamentos, planejamento de gastos e de investimentos. Assim, quando jovem poderá exercer com mais propriedade e autonomia o gerenciamento de suas finanças, contribuindo, inclusive, para o gerenciamento financeiro familiar”, afirma Isabel.

Devido a esse know-how em educação financeira e à grande aceitação da proposta pelos alunos, professores e familiares, o Colégio Bom Jesus decidiu ampliar a estratégia pedagógica com a inclusão de material didático específico sobre o tema para as turmas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, que será aplicado em 2019. Além da abordagem dos conceitos relativos a esse tema contemporâneo, serão oportunizadas simulações de práticas sociais em que é preciso analisar, refletir e tomar decisões no curto e no longo prazo; definir metas, planejar e desenvolver ações; atuar como empreendedor observando valores e princípios pautados no consumo consciente, na sustentabilidade e na ética.

Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais do G1 Paraná.