Valores Humanos

12.11.2018

Mesa do Diálogo, da Tolerância e da Fraternidade

link copiado
Mesa do Diálogo, da Tolerância e da Fraternidade

No mês de outubro, os estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus participaram de uma Mesa-Redonda de Ensino Religioso com representantes de diversas crenças.

O evento ocorreu com base na disciplina de Ensino Religioso, ministrada pelo professor Adilson Miguel Romanio, que desenvolve atividades de ensino e aprendizagem, cujos conteúdos fomentam o cultivo de virtudes e atitudes alinhadas ao respeito à diversidade, ao diálogo inter-religioso, à convivência fraterna e à valorização da vida com base no legado histórico e religioso das mais variadas Tradições Religiosas.

Estiveram presentes os líderes Frei Claudino Gilz (a representar o Cristianismo Católico), Mãe Erica Ledesma Schäfer (representando o Terreiro de Umbanda Caboclo Guaraci), Eder Puchaski (da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas), Isac Baril (representante do Judaísmo), Sheikh Rodrigo Rodrigues (a representar o Islamismo), Pastor João Rainer Buhr (da Igreja Menonita) e Mahomed Chales (representando o Budismo),

A atividade oportunizou aos alunos o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto local, nacional e mundial. Fomentou também a importância de se cultivar uma convivência pacífica e fraterna, tendo como exemplo o legado de paz deixado por tantos líderes religiosos.

A busca pela excelência humana e religiosa abrange todos os aspectos do viver cotidiano. Excelência essa que se baseia numa força inspiracional, vinda do interior do ser humano, a qual gera discernimento, cordialidade, sensibilidade e amor à vida no conjunto de suas manifestações.

A professora Cleide Barbosa Machado, gestora da Unidade Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, avaliou o evento “como uma oportunidade tanto de aprofundar como de colocar em prática os conteúdos trabalhados em sala de aula na disciplina de Ensino Religioso e, por sua vez, nas atividades do projeto Virtudes e Atitudes.”