Novidades

29.11.2018

Base Nacional Curricular propõe aprendizagem ativa

link copiado
Base Nacional Curricular propõe aprendizagem ativa

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece um conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis para todos os estudantes do território nacional. Com sua aprovação, as escolas têm até 2020 para incluir as exigências descritas no documento. A proposta é a reformulação dos currículos e a implementação de atividades que estimulem o desenvolvimento de novas habilidades e competências nos estudantes. Muitos educadores não sabem do que se trata a BNCC, o que gera dificuldade em adaptar o programa escolar às novas diretrizes e demanda um preparo para as mudanças.

Quais são os impactos que a implementação das diretrizes da BNCC vão causar na rede particular de ensino? Para Isabel Marconcin, coordenadora-geral da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Bom Jesus e José Geraldo Turezo, coordenador-geral do Ensino Fundamental II da Instituição, o ensino por Competências apregoado pela BNCC está alinhado com as pesquisas que estimulam a aprendizagem ativa e as inovações disruptivas na educação. “Se aplicada de forma responsável e com fundamentação, é provável que tenhamos avanços em relação aos resultados educacionais”, completa Turezo, que vê na educação continuada dos professores a solução para as rápidas mudanças pelas quais o ensino no Brasil está passando. Para isso, é importante que os professores se mantenham atualizados em relação às pesquisas vinculadas à educação, à ciência cognitiva e à neuroeducação, por exemplo.

BNCC no Bom Jesus
O Bom Jesus acompanha a BNCC desde a sua primeira versão. Em 2017, os coordenadores fizeram um estudo do documento e organizaram o Plano Curricular Institucional. Neste ano, alguns grupos de estudo com professores buscaram alinhar e aprofundar o entendimento a respeito do documento. “Para 2019 o Plano Curricular observará os pressupostos da última versão da BNCC e serão organizadas atividades complementares, impressas ou digitais, sempre que necessário”, conta Isabel. Já a Editora Bom Jesus está promovendo a atualização dos materiais didáticos de modo a contemplar as Competências, os Objetos de Conhecimento e as Habilidades previstas no documento.

Os resultados são vistos na prática com o amadurecimento na oferta de metodologias ativas, uma realidade para alunos e professores do colégio. “A cada ano inovamos e incorporamos práticas que contribuem para que os alunos possam superar os desafios presentes e futuros”, avalia Isabel.

Para os coordenadores, a BNCC é algo positivo, que deve ser bem recebido pelos pais. O acompanhamento da família pode ser feito por meio do Plano Curricular e da Proposta Pedagógica das escolas. “Em caso de dúvidas, devem procurar as instituições educacionais para conhecer um pouco mais a respeito das ‘mudanças’ propostas e efetivadas”, finaliza Turezo.

Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais, do G1 Paraná.