Novidades

06.12.2018

Rotina aumenta a responsabilidade e a autonomia da criança

link copiado
Rotina aumenta a responsabilidade e a autonomia da criança

Desde cedo é necessário estabelecer e ensinar às crianças a importância da rotina. Definir a hora de sono, alimentação, higiene, estudos e brincadeiras, especialmente na fase escolar – em que boa parte do tempo é dedicado às atividades estudantis –, além de desenvolver um senso de organização, ajuda a tornar a criança mais autônoma e segura. “A rotina contribui para o aproveitamento do conhecimento e reforça as práticas de convívio social, fortalecendo o senso de administração do tempo, da disciplina e da responsabilidade”, explica a gestora do Colégio Bom Jesus em São Bento do Sul (SC), Regisele Carvalho, que também traz algumas dicas importantes a fim de contribuir para o desenvolvimento da rotina das crianças.

Divisão de horários: Crie um cronograma de atividades diárias e semanais em conjunto com seus filhos. Pode ser o primeiro passo, incluindo o tempo reservado para cada uma das atividades, sejam elas escolares ou de casa. Uma boa divisão do tempo entre as tarefas auxilia no desenvolvimento dos jovens em todas as idades. “É importante que o aluno tenha ciência de que a rotina de estudos é fundamental para garantir o seu bom desempenho escolar. A rotina contribui para que o aluno possa executar as diversas atividades em aula e em casa, tendo um parâmetro de tempo para a execução de cada uma”, orienta a gestora.

Escolha das brincadeiras: A família deve reservar momentos para os estudos, aprendizagem, lazer, passeios e sempre com muito diálogo (melhor atendimento das rotinas corresponde a maior lazer e entretenimento). Com a rotina se cria uma oportunidade de reconhecimento das regras e de que é possível conciliar os deveres da escola e os de casa, sem deixar de lado os momentos de recreação.

Seja comprometido: Ensinar as crianças a começar e terminar tarefas é fundamental para o senso de responsabilidade. Durante a infância, é muito fácil elas se distraírem e trocarem o dever por qualquer atividade que seja mais atrativa. Com regras bem definidas quanto à rotina, uma boa conversa e observação periódica, é possível perceber também maior produtividade e rendimento nos estudos e no convívio social.

Busque apoio do colégio: Algumas escolas já compreendem a necessidade de ajudar os pais no processo de construção de uma rotina desde os anos iniciais. Os ganhos para o jovem, por meio da definição de uma rotina, são: aumento de responsabilidade nas relações interpessoais, crescimento da maturidade e superação de conflitos, respeito mútuo tanto em atividades formais quanto informais. “Esse enfoque também traz resultados inclusive na escolha de suas vocações e contribui para que administrem o seu tempo da melhor forma, além de fomentar o desenvolvimento de valores e virtudes”, conclui Regisele.

Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais, do G1 Paraná.