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07.12.2018

Desenvolvimento intelectual na pré-escola

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Desenvolvimento intelectual na pré-escola

Um estudo feito no Reino Unido pela EPPE (The Effective Provision of Pre-school Education Project) acompanhou 3 mil crianças ao longo de quatro anos e mostrou que o ingresso em ambiente escolar aos 3 anos de idade está relacionado com maior desenvolvimento intelectual entre 6 e 7 anos, maior autonomia, concentração e sociabilidade entre colegas. A pesquisa revelou, ainda, que a experiência pré-escolar é importante, sobretudo, para crianças de famílias vulneráveis socialmente. Mas, para que isso aconteça, a Educação Infantil precisa ter qualidade e estrutura. E o que caracteriza uma escola de Educação Infantil de qualidade? Para Cristiane Andrioli, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Bom Jesus, ela deve apresentar uma proposta pedagógica que contribui para o desenvolvimento de conceitos e valores na formação do ser humano. “Também é importante oferecer infraestrutura adequada para a faixa etária em seus aspectos funcionais, estéticos e, principalmente, legais, ter profissionais qualificados e um programa de educação continuada para o corpo docente”, completa Cristiane.

Nos primeiros anos de vida, a criança desenvolve muitas conexões neurais e precisa ser estimulada. Isso acontece por meio de atividades diversificadas, capazes de desenvolver as suas habilidades físicas, cognitivas e motoras. Esse processo evolutivo da criança está diretamente vinculado às oportunidades oferecidas nos âmbitos escolar e familiar. A estrutura da escola precisa ser cuidadosamente planejada e organizada para atender às necessidades da Educação Infantil, com mobília adequada à faixa etária e materiais acessíveis aos alunos, a fim de estimular a exploração do ambiente com autonomia. “Dessa forma, o aluno se torna um aprendiz ativo na construção da sua aprendizagem”, avalia Cristiane. Para ela, esses devem ser os pontos avaliados pelos pais na hora de escolher a escola para matricular seus filhos. “Muitas famílias procuram, em seus círculos de convivência, indicações. Mas esse caminho talvez não seja o único meio a ser considerado. Realizar uma visita à escola pretendida é fundamental para conhecer os espaços, o material utilizado e a proposta pedagógica, além de seus valores (missão e visão)”, completa a coordenadora.

Educação Infantil no Bom Jesus
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e engloba as diferentes fases do desenvolvimento da criança até 5 (cinco) anos e 11 (onze) meses. No Bom Jesus, a proposta pedagógica tem ações que permitem experiências de aprendizagem. Isso contribui para o desenvolvimento integral dos alunos (aspectos físico, cognitivo e social). O aluno vivencia, pesquisa e investiga, envolvendo-se ativamente em sua própria aprendizagem. Vale ressaltar, ainda, que os espaços pedagógicos diferenciados acrescentam valor à aprendizagem do aluno e são importante instrumento para a aplicação de práticas educativas de qualidade.

Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais, do G1 Paraná.