Novidades

07.12.2018

Trabalhos em hospital e escola são realizados por estudantes

link copiado
Trabalhos em hospital e escola são realizados por estudantes

Ações sociais com práticas pedagógicas, foco na solução de problemas reais e que melhorem o seu entorno são ferramentas que criam e fortalecem espaços de protagonismo dos estudantes dentro e fora da escola. Com o Programa Bom Jesus Social, o Colégio Bom Jesus desenvolve ações significativas no Paraná e cultiva valores como fraternidade e solidariedade. “A participação nas atividades de voluntariado desperta a reflexão sobre como é possível viver as virtudes no dia a dia e multiplicar a ideia de uma sociedade mais humana e fraterna, pois é a oportunidade de adquirir uma visão mais ampla e realista da sociedade”, explica a assessora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Centro, Andréia Hoffmann.

Atualmente, o Programa Bom Jesus Social envolve alunos da 2.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Centro e se subdivide em dois projetos:

  • Projeto Jovem Abraça Criança: Os alunos, sob a supervisão de um professor, auxiliam a equipe do hospital Pequeno Príncipe em atividades recreativas e pedagógicas com as crianças do ambulatório.
  • Projeto de Monitoria: Os alunos do Colégio trabalham semanalmente as dificuldades nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática com discentes do 8.º e 9.º anos do Colégio Estadual Guaíra, assim como desenvolvem atividades de recreação com todos os estudantes durante o intervalo das aulas. Além disso, os alunos voluntários do Bom Jesus recebem, também semanalmente, orientações antecipadas dos professores de LP e Matemática quanto aos conteúdos e às atividades que serão realizadas na escola estadual e contam com a supervisão de um professor, também do Bom Jesus, durante a prática do voluntariado.
Reflexões e vivências
No Programa Bom Jesus Social, os próprios alunos voluntários participam de reflexões e vivências considerados fundamentais à formação de cidadãos socialmente responsáveis, como o diálogo, a humildade e a gratidão. Ao conhecerem uma realidade diferente daquela a que estão habituados, os participantes têm uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal, pois podem colocar em prática os valores aprendidos com suas famílias e com a escola.

Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais, do G1 Paraná.