Proposta Pedagógica

14.07.2014

Concurso de redação

link copiado
Concurso de redação

Duas estudantes do Colégio Bom Jesus Centro, de Curitiba (PR), conquistaram os primeiros lugares no Concurso de Redação do Conselho de Entidades Sociais do Paraná (Consesp). Com a proposta de tema “qual é a importância do voluntariado para a sua cidade e região?”, as alunas do 2º ano do Ensino Médio, Ana Júlia Klaumann e Sayuri Magnabosco, ambas com 15 anos de idade, atingiram os conceitos 9,4 e 9,3, respectivamente. O evento teve o referendo da Academia Paranaense de Letras e a cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, 11.

O principal objetivo da competição foi o de fomentar o “espírito do voluntariado”, segundo declarou a presidente do Consesp, Rute Yamasaki. “Realizamos este concurso com estudantes da rede pública e privada de ensino, de Curitiba e Região Metropolitana, e temos a certeza de que eles aderiram ao chamado do voluntariado.

A cerimônia de entrega contou com a participação de representantes das escolas envolvidas e de entidades ligadas à assistência social, autoridades municipais e estaduais e, ainda, da presidente da Academia Paranaense de Letras e do Centro Paranaense Feminino de Cultura, Chloris Casagrande Justen. A Consesp premiou as estudantes finalistas com um tablet para o primeiro lugar, um smartphone para o segundo e uma bicicleta para o terceiro lugar, que foi conquistado por Beatriz Vieira de Souza (15), do Colégio Estadual Shirley Catharina Tamalu Machado.

Seguindo os passos de São Francisco

Tanto Julia como Sayuri participam das atividades de voluntariado promovidas pela Pastoral Escolar do Colégio Bom Jesus, que é mantida pela Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFSBJ). Para a coordenadora da Pastoral, Rita de Cássia, todos os jovens têm uma participação importante na comunidade pois, “ao seguir os passos de São Francisco de Assis, temos a oportunidade de ajudar aqueles que mais precisam”.

Já para a gestora do Colégio Bom Jesus Centro, Suzete Maria Salvaro Beal, a escola vai além de um simples meio de transmissão de conteúdo. “A nossa missão é o de transformar o cidadão para que este transforme a sociedade. A responsabilidade da instituição de ensino também passa pelo apoio e motivação dos jovens na participação de ações voluntárias”, finaliza.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens