Esportes

19.09.2014

Blumenau tem campeões no Brasileiro de Xadrez Escolar

link copiado
Blumenau tem campeões no Brasileiro de Xadrez Escolar

Estratégia, tática e muita concentração permitiram aos irmãos blumenauenses Guilherme de Borba e Gabriel de Borba, da equipe do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, conquistarem os primeiros lugares nas categorias 8º ano e 5º ano, respectivamente, no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. O torneio ocorreu na cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, no último final de semana, e contou com a participação de outros sete enxadristas de Blumenau.

Os jogadores catarinenses foram destaque em um campeonato muito disputado, que reuniu 417 enxadristas, representantes de 11 estados, e cerca de 140 instituições de ensino, nas categorias de 1° ano até o 9° ano do Ensino Fundamental e de 1° ao 3° ano do Ensino Médio, Absoluto e Feminino.

Além dos irmãos Borba, a equipe do Colégio Bom Jesus também garantiu o segundo, quarto e décimo lugares na categoria 9º ano, com William Ferreira Weise, Thiago Carstens Dobuchak e Marco Aurélio da Silva Júnior, ambos estudantes da 8ª série. Já no campeonato feminino da categoria 5º ano do Ensino Fundamental, Gabriela Luísa Vicente Feller conquistou o troféu de terceiro lugar.

Os outros três blumenauenses premiados na competição foram: Vinícius Gonçalves da Silva, que recebeu o troféu de vice-campeão da categoria 4º ano; Arthur Martins, que ficou em 5º lugar na categoria 5º ano e Nathan Filgueiras, 7º lugar na categoria 6º ano do Ensino Fundamental.

Na foto, da esquerda para a direita: Thiago Carstens Dobuchak, William Ferreira Weise, Marco Aurélio da Silva Júnior, Gabriela Luísa Vicente Feller, Guilherme de Borba e Gabriel de Borba.

Perfil dos campeões

Os campeões blumenauenses já colecionam títulos no esporte. Gabriel de Borba, 10 anos, conquistou o quarto título do Campeonato Brasileiro Escolar (2010, 2011, 2013 e 2014). Ele é o atual bicampeão sul-americano (sub-8 anos, 2012, sub-10 anos, 2013), tetracampeão catarinense e tricampeão sul-brasileiro escolar 2010, 2013 e 2014. Guilherme de Borba, 13 anos, conquistou o seu segundo título nacional e é o atual campeão catarinense sub-12 anos.

Blumenau pelo mundo


A equipe de Xadrez do Colégio Bom Jesus está em preparação para encerrar o ano com a participação no Campeonato Mundial Escolar, que ocorre na cidade de Juiz de Fora (MG), de 26 de novembro a 4 de dezembro. Antes disso, os atuais campeões da OLESC – Jogos da Juventude Catarinense –, participarão do Festival Sul-Americano da Juventude, de 8 a 14 de setembro, na cidade de Montevidéu, no Uruguai.

William Ferreira Weise, vice-campeão brasileiro da categoria sub-14 anos, em 2014, será representante oficial brasileiro no Festival Sul-Americano da Juventude. O aluno Thiago Carstens Dobuchak representará Santa Catarina na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, para alunos de 12 a 14 anos, de 5 a 7 de setembro, na cidade de Londrina (PR) e, em seguida, segue para o Sul-Americano no Uruguai.

Gabriela Luísa Vicente Feller, atual campeã catarinense e brasileira sub-10 anos, também participará do campeonato internacional em terras uruguaias, além de representar o Brasil no Festival Mundial da Juventude, de 18 a 30 de setembro, na cidade de Durban, na África do Sul.

Escola de Xadrez

O espaço para o ensino de Xadrez no Colégio Bom Jesus Santo Antônio completou 25 anos ininterruptos de atividade. Coordenada pela professora de Educação Física Regina Ribeiro – mestre internacional em Xadrez e recordista brasileira em títulos (8 conquistas) no campeonato brasileiro feminino -, a Escola de Xadrez contribui com a formação escolar dos estudantes e gera campeões. O esporte auxilia na concentração, raciocínio lógico, memória e na tomada de decisões dos alunos, entre outros benefícios comportamentais e intelectuais.

Classificação dos blumenauenses no Brasileiro de Xadrez Escolar 2014

• Categoria 5º ano Ensino Fundamental
- 1° lugar - Gabriel de Borba - Colégio Bom Jesus Santo Antônio;
- 3° lugar (F) - Gabriela Luísa Vicente Feller, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio.

• Categoria 8º ano Ensino Fundamental
- 1° lugar - Guilherme de Borba, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio.

• Categoria 9º ano Ensino Fundamental
- 2° lugar - William Ferreira Weise, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio;
- 4° lugar - Thiago Carstens Dobuchak, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio;
- 10° lugar - Marco Aurélio da Silva Júnior, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio.

• Categoria 4º ano Ensino Fundamental
- 2° lugar - Vinicius Gonçalves da Silva.

• Categoria 5º ano Ensino Fundamental
- 5° lugar - Arthur Martins.

• Categoria 6º ano Ensino Fundamental
- 7° lugar - Nathan Filgueiras.