Área Internacional

18.08.2014

Consulado dos EUA lança projeto em Florianópolis

link copiado
Consulado dos EUA lança projeto em Florianópolis

A capital catarinense é a primeira cidade da Região Sul a receber uma American Shelf – centro de cultura norte-americana em formato de biblioteca e com acesso gratuito para a comunidade. A adida cultural do Consulado Geral dos Estados Unidos, Danna Van Brandt, esteve na manhã dessa sexta-feira, 15, no Colégio Bom Jesus Coração de Jesus, instituição parceira que é sede do novo espaço educacional, para a inauguração do projeto.

A American Shelf conta com um acervo inicial de 110 títulos, entre livros de ficção, referências, dicionários, materiais de inglês, orientações a respeito de como estudar nos Estados Unidos, entre outros. A entrada é gratuita e o espaço funciona de segunda à sexta-feira, em horário comercial, na Rua Emir Rosa, 120, no Centro. Os frequentadores também terão à disposição três kindles, aparelhos para leitura de livros digitais, que possuem mais de 50 publicações que reúnem clássicos da literatura e informações sobre aquele País.

Danna exaltou a recepção calorosa que recebeu em Florianópolis e disse estar orgulhosa em representar a Missão Diplomática dos EUA no Brasil para a inauguração da American Shelf “Maya Angelou”, nome que é uma homenagem à escritora e poeta norte-americana, ícone da luta pelos direitos civis, falecida neste ano.

“Esta é uma grande oportunidade para estreitarmos laços de amizade e cooperação, visto que será a primeira presença cultural dos Estados Unidos na capital do estado de Santa Catarina”, falou. A adida cultural também apresentou resultados de pesquisas recentes que apontam um crescimento de 20,4% de alunos brasileiros estudando nos EUA, para mais de 10 mil no ano acadêmico de 2012/2013, colocando o Brasil em 19º lugar como país de origem de estudantes internacionais.

A comitiva da entidade norte-americana no evento também contou com a presença da assessora cultural de Recursos de Informação do Consulado Geral dos Estados Unidos, em São Paulo, Joyce Costa, e da diretora geral do Centro de Informação e Pesquisa para o Brasil, Colômbia, Paraguai e Venezuela, do governo dos EUA, Elenita Tapawan, que proferiu uma palestra sobre as bibliotecas como centros comunitários.

Diversidade cultural

A cerimônia de inauguração da American Shelf contou, ainda, com representantes da comunidade acadêmica local e gestores do Grupo Bom Jesus. Entre eles, estiveram o gestor do Colégio, Glauco Foltran, a coordenadora do Centro de Línguas (Lace), Alexsandra dos Santos Nesi, o diretor-geral da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ), Jorge Apóstolos Siarcos, e o representante da presidência da AFESBJ, Frei Mário José Knapik, que destacou a importância da iniciativa para a comunidade local.

“Este espaço permitirá novas oportunidades de acesso à diversidade cultural aos moradores de Florianópolis, a quem estendemos o convite para visitarem a nossa instituição, onde terão acesso gratuito às publicações oferecidas exclusivamente na American Shelf”, concluiu.

Mais informações sobre o funcionamento do American Shelf Maya Angelou pelo telefone (48) 3211-4400.


Na foto, Frei Mário José Knapik, representante da presidência da AFESBJ; Jorge Apóstolos Siarcos, diretor-geral da AFESBJ; Elenita Tapawan, diretora geral do Centro de Informação e Pesquisa para o Brasil, Colômbia, Paraguai e Venezuela, do governo dos EUA; Danna Van Brandt, adida cultural do Consulado Geral dos Estados Unidos; Glauco Foltran, gestor do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus.