Iniciação Científica

18.11.2014

Aluna do Sesc São José conquista primeiro lugar geral na FICiências

link copiado
Aluna do Sesc São José conquista primeiro lugar geral na FICiências

Inovação tem a ver com boas ideias e em como aproveitar as oportunidades, dois atributos que fazem parte da vida de Pietra Berticelli Malanski. Estudante do Ensino Médio do Colégio Sesc São José, em Curitiba (PR), a jovem conquistou o primeiro lugar geral na III Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICiências) – evento que reuniu professores e estudantes do Brasil, do Paraguai e da Argentina na última semana, em Foz do Iguaçu (PR).

Pietra inscreveu o trabalho Etiqueta termossensível para alimentos refrigerados e congelados na categoria Ciências Biológicas, na qual também ficou em primeiro lugar. Em entrevista para a organização do evento, explicou que “queria criar algo que fosse de fácil execução, que pudesse ser feito na própria escola, fosse barato e viável”. Ela revelou, ainda, que a ideia surgiu enquanto estava no supermercado com os pais. A orientação do projeto científico foi da professora Adriana Boell.

Já o estudante Rodrigo Teleginski Vidal ficou em primeiro lugar na categoria Ciências Exatas com o projeto Nutriment ID: Mais informações na escolha do alimento, que teve a orientação do professor Jafahr Traya Gondek. O feito ampliou as conquistas do Colégio Sesc São José Curitiba, que é um projeto social do Grupo de Ensino Bom Jesus em parceria com o Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc-PR).

Mais prêmios


A Unidade Bom Jesus Centro também teve um ótimo desempenho na FICências. Com o projeto Embalagem biodegradável com função antimicrobiana para substituir bandejas de isopor, a aluna do Ensino Médio Sayuri Tais Miyamoto Magnabosco obteve o terceiro lugar geral da competição e a segunda posição na categoria Ciências Biológicas. A orientação da estudante foi do professor Cornélio Schwambach.

Para o coordenador do projeto de Iniciação Científica do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Bom Jesus, Adalberto Scortegagna, o resultado obtido na FICiências mostra a rápida evolução dessa proposta nas Unidades do Grupo Bom Jesus. “Esse projeto nasceu há três anos e, nesse curto período, professores e alunos já participaram de congressos importantes, foram finalistas do Prêmio Jovem Cientista e continuam ganhando destaque na comunidade acadêmica”, comemora.

Confira a seguir as fotos dos alunos premiados.



GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens