Iniciação Científica

17.11.2015

Alunos do Bom Jesus são destaque na Ficiencias

link copiado
Alunos do Bom Jesus são destaque na Ficiencias

Cinco alunos representaram o Colégio Bom Jesus na quarta edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) 2015, em Foz do Iguaçu (PR). Acompanhados pelo professor de Biologia Cornélio Schwambach, que recebeu o prêmio “Professor Destaque”, a equipe foi elogiada pelos participantes do evento internacional pela qualidade dos projetos de iniciação científica.

Concorrendo com alunos do Brasil, da Argentina e do Paraguai, os estudantes Matheus Setti e Luiz Eduardo Kogut conquistaram o primeiro lugar na categoria Áreas do Conhecimento - Ciências Sociais com o projeto “Uma análise da percepção do racismo entre jovens e adolescentes (14-21 anos de idade)”.

Matheus e Luiz Eduardo aplicaram uma pesquisa para tentar descobrir quais são as futuras tendências da sociedade, a partir do pensamento de jovens e de adolescentes, em relação ao preconceito e ao negro na sociedade brasileira.

“Com os dados da pesquisa, constatamos que a questão racial no Brasil ainda carece de análises e de reflexões por parte da juventude, o que por si só já se torna outro desafio para o atual cenário racial brasileiro e, permanecendo assim, dificilmente esse cenário mudará”, explicam os alunos.

Também participaram do evento os estudantes Victor Filipak, com o projeto “Inovação na conservação e no aproveitamento integral de alimentos”; Bárbara Sardi, com “Recipiente sustentável de casca de ovo em substituição a embalagens plásticas de mudas vegetais”; e Gabriela Velasquez, com “Avaliação sobre as estruturas geomorfológicas paranaenses e principais recursos minerais”.

“Todos os nossos alunos são vencedores, pois concorreram com estudantes de três países e apresentaram ideias e projetos muito bem elaborados. Nesta edição, o nível de qualidade dos trabalhos foi ainda mais alto do que nos anos anteriores, o que valoriza ainda mais a participação da equipe do Bom Jesus”, comemora Cornélio Schwambach.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens