Novidades

16.10.2018

A importância de aprender a empreender

link copiado
A importância de aprender a empreender

O mundo tem avançado em velocidade frenética, muitas profissões e cargos foram extintos nos últimos anos e a tendência é mudar ainda mais. Diante desse cenário, preparar crianças e jovens para empreender e desenvolver habilidades criativas se tornou fundamental. “Entendemos como máxima importância e papel da educação formar jovens para um mundo em que não se deve esperar que o emprego ideal simplesmente apareça, será necessário fazer essa oportunidade acontecer”, avalia João Nascimento, coordenador de Empreendedorismo do Ensino Fundamental II do Colégio Bom Jesus. Para ele, o momento é de resgate da criatividade dos jovens para criar oportunidades de negócios e solucionar problemas que afligem e mantêm o mundo em um patamar de subdesenvolvimento, pois, mais do que abrir empresas, empreender é tomar a frente em empreitadas. É ser preparado, seguro, líder, inspirador, visionário.

Dentro da grade curricular, Nascimento aponta que o empreendedorismo deve ser algo estimulante para que o aprendizado ocorra de forma permanente. E nesse contexto as atividades dinâmicas, interativas e práticas são primordiais. “As atividades propostas precisam fazer sentido para o aluno, isto é, que fique visível onde são aplicáveis na vida real. O ideal é sempre trazer a realidade para a sala de aula, saindo do campo teórico e se aproximando cada vez mais da prática em si. O empreendedorismo não pode e não deve ser um componente curricular teórico, precisa de campo e espaço para atuação”, conta o coordenador.

Mas, qual o momento certo para aprender a empreender? No mundo ideal, certamente seria já nos primeiros anos da Educação Infantil, com ensino de valores, posturas adequadas para a interação com o meio e com os outros. Mas é a partir do Ensino Fundamental II que se torna possível uma atuação mais prática, pois a identidade e a personalidade da criança estão mais evidentes e ela percebe com mais nitidez em qual campo de atuação gostaria de agir.

Estímulo em casa
Outro apontamento importante sobre o aprendizado é que toda criança pode aprender novas habilidades como liderança, criatividade e empreendedorismo. “Em nossas experiências, percebemos que algumas crianças trazem um talento inato, muitas vezes por já terem pais e tutores que são exemplo de auto-organização, gerenciamento de recursos e postura empreendedora contagiante. Porém, há muitos casos de sucesso de empreendedores que não tiveram a oportunidade de se espelhar em seus pais e chegaram a posições invejáveis, causando impacto mundial que perdurará por gerações”, completa Nascimento.

Por isso, os pais podem, e devem, estimular o aprendizado em casa. Um bom exemplo é a prática do gerenciamento da própria mesada, ou do dinheirinho para o lanche. Ensinar a criança a gerenciar o que tem como, por exemplo, o cuidado com as próprias coisas, material escolar, roupas etc. também entra no processo de estímulo ao empreendedorismo, pois ela aprende a cuidar, dar o fim correto aos objetos que possui e com os quais tem contato.

Empreendedorismo no Bom Jesus
O Colégio Bom Jesus oferece aulas de Empreendedorismo há alguns anos com ótimos resultados de trabalho. Para 2019, uma proposta diferenciada deve entrar em vigor, com atividades concentradas ainda mais na criatividade e na solução de problemas. A ideia é criar oportunidades para a interação, aulas de campo e visitas técnicas que estimulem e motivem os alunos a saber mais, investigar, comparar e discernir.

“Outro diferencial será o desenvolvimento relacional, considerado um dos pontos mais críticos para o desenvolvimento cognitivo e um dos principais itens que alavanca o sucesso no perfil de empreendedores”, conta Nascimento.

Na Unidades do Bom Jesus onde não há Empreendedorismo na grade curricular, existe o Clube do Empreendedor, um espaço para os alunos participarem das atividades no contraturno. As tarefas seguem a mesma linha lógica do componente curricular Empreendedorismo, isto é, atividades práticas, dinâmicas,
envolventes que estimulem e deem aos alunos a oportunidade de desenvolver ideias empreendedoras.


Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais do G1 Paraná.