Uma oportunidade de aprender | Ensino, Pesquisa e Extensão Bom Jesus

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente o mundo dispõe de 193 países, cada qual marcado por características sociais, culturais e econômicas distintas. A globalização possibilitou derrubar barreiras, mas, se hoje somos cidadãos do mundo, é fundamental reconhecer a importância da escola em mostrar aos seus alunos que existem outras formas culturais além daquelas que estamos acostumados a vivenciar. É nessa convivência com o diverso que o jovem pode descobrir um mundo bem maior do que aquele que havia imaginado.

Em 2014, o Colégio Bom Jesus atendeu 192 alunos com nacionalidades estrangeiras. São alemães, canadenses, chineses, chilenos, sul-coreanos e tantos outros que trouxeram consigo conhecimento e muitas novidades. Essa rica diversidade se alia ao fato de que essa juventude, que tem a cada dia mil perguntas e anseios, possui também muitas respostas, cada qual baseada em uma crença, princípio ou fé. Isso se manifesta todos os dias nas ruas, igrejas, mídia e também na escola... Por que não? A Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus pratica o ensino interconfessional, isso significa que cada pessoa é especial à sua maneira, cada credo deve ser valorizado e respeitado.

No colégio, por meio da disciplina de Ensino Religioso, os alunos estudam a história das religiões e aprendem a contemplar qualquer manifestação de fé como qualidade que deve ser considerada por todos. Para a aluna Fátima Harb, praticante da religião muçulmana e prestes a entrar no Ensino Médio, estudar em um colégio franciscano é absolutamente normal. “O processo de adaptação foi muito bom”, diz a estudante.

Mas por que oferecer um ensino com pluralidade cultural religiosa? “Isto era um dos sonhos de Francisco de Assis, acolher cada pessoa independentemente da cor, raça ou religião, como um irmão”, explica Frei Claudino Gilz, coordenador de Ensino Religioso da instituição.

Em Curitiba, por exemplo, a unidade Centro realiza há cinco anos o evento Mesa-Redonda de Ensino Religioso. A ocasião reúne os alunos do 9.° ano do Ensino Fundamental para participar de um debate com dirigentes de diversas religiões. A iniciativa fez tanto sucesso que em 2014 se estendeu para outras unidades da região, dando a oportunidade para que mais estudantes do colégio pudessem dialogar sobre o assunto. Por meio de questões que variaram de aborto a paz mundial, os representantes convidados da Umbanda, do Espiritismo, do Islamismo, da Igreja Evangélica e também do Catolicismo responderam às mais variadas perguntas formuladas pelos discentes do colégio, demonstrando, assim, que cada crença tem valores importantes a serem transmitidos.

Líderes religiosos respondem às perguntas
elaboradas pelos alunos
Frei Claudino Gilz participa da
abertura do evento
Fátima Harb, aluna do Bom Jesus Centro,
Curitiba-PR