Ultrapassando fronteiras | Ensino, Pesquisa e Extensão FAE

Estar em outro país, aprender uma nova língua, conhecer diferentes culturas e ter a oportunidade de vivenciar uma das mais ricas experiências que um estudante pode ter. Afinal, um intercambista precisa se adaptar ao novo ambiente, enfrentar desafios e, principalmente, crescer, como pessoa e profissional.

O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da FAE oferece oportunidades para o desenvolvimento dessas habilidades por meio de inserções acadêmicas internacionais e programas de mobilidade estudantil e de dupla diplomação para alunos de graduação e pós-graduação.

Areta Galat é a pessoa indicada a ajudar aqueles que pretendem encarar um desses desafios. Atuando há nove anos à frente do núcleo, desenvolve um trabalho que está longe de manter uma rotina. Sua atividade, que consiste em dirimir as dúvidas dos estudantes e ajudá-los a se encaixar no programa que melhor atende às suas necessidades, é fruto de muita experiência, participação em feiras, treinamentos e diversos eventos realizados dentro e fora do Brasil.

Com parcerias estratégicas, realizadas com instituições conceituadas no mundo todo, o setor mantém uma margem com mais de cem atendimentos mensais para alunos FAE, Bom Jesus e até mesmo funcionários que visam a esclarecer dúvidas sobre as possibilidades de estudar outro idioma em um país estrangeiro. Segundo a professora Areta, a opção mais procurada é a dupla diplomação nos Estados Unidos, com duração que varia entre 12 e 18 meses, em que os alunos têm a oportunidade de permanecer no país por mais de um ano recebendo o salário de um profissional.

Em 2012, Flávio Donadel Machiavelli, aluno da FAE no Management Experience Program (MEP), participou do processo na Baldwin-Wallace University, nos Estados Unidos, e foi selecionado para trabalhar como trainee em uma importante empresa no ramo de tintas, com sede em Cleveland, no estado de Ohio. O sucesso do estudante foi tanto que a organização resolveu convidá-lo para exercer um cargo de confiança no escritório da empresa aqui no Brasil. Para ele, a experiência foi encorajadora. “Foi um momento único, pude aprender a lidar com culturas diferentes, não somente a americana, mas de todas as regiões do mundo”, diz.

E é justamente esse tipo de exemplo que a FAE quer passar para o mundo lá fora, confirma a professora Areta: “O papel que esses alunos brasileiros desempenham lá fora é de nossos embaixadores. Quando eles saem do país, de certa forma está em suas mãos mudar a visão que as pessoas têm do Brasil”.

Além dos cursos que o NRI disponibiliza, este ano, por meio de um incentivo financeiro do governo dos Estados Unidos, a FAE criou os programas Português para Estrangeiros, em que os alunos são favorecidos com o aprendizado mais rápido da língua nacional; o Manual do Aluno Estrangeiro, contendo informações sobre direitos e deveres, pontos turísticos, além de informações sobre a cidade e o país; e, por fim, a Tutoria de Alunos Estrangeiros, em que os graduandos FAE atuam como “anjos da guarda” dos intercambistas, acompanhando, fornecendo dicas e os acolhendo da melhor forma possível.

Tudo isso faz parte de um anseio em beneficiar todos aqueles que estão dispostos a levar na bagagem muito mais que algumas peças de roupas. São ações para os que, a cada ano, vão e chegam repletos de conhecimento, cultura, tolerância e respeito.