Uma questão de oportunidade | Institucional AFESBJ

Quando pensamos em grandes personalidades mundiais, gênios da arte ou líderes empresarias, é natural imaginarmos pessoas nascidas em berço de ouro, totalmente providas de sorte. No entanto, talvez sorte não seja a definição adequada para descrever aqueles que decidem fazer a diferença em sua vida. A história nos mostra que oportunidade pode ser a palavra-chave para quem sabe que não deve esperar o acaso bater em sua porta. É o que aconteceu com importantes personalidades históricas, grandes cientistas e filósofos, e é o que acontece ainda hoje com muitas pessoas.

A atualidade, tão cheia de tecnologia e competição, pode, ao mesmo tempo, contribuir para as desigualdades e para os privilégios de poucos. Cada vez mais, nos ambientes em que se proclama a rivalidade, gestos de igualdade e confiança fazem-se fundamentais.

É o que vemos em uma instituição com ideais franciscanos, onde cada pessoa é tratada com respeito e admiração. Em resposta a isso, muitos funcionários da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, inspirados pela vontade de se desenvolver, doam-se às atividades que desempenham. Em cada unidade, vemos funcionários que superaram obstáculos e engajaram-se nas possibilidades do aprendizado e realização. Muitos deles se convenceram de que o estudo e a dedicação podem transformar metas em objetivos alcançados, sonhos em realidade. São pessoas que não hesitaram em dar o melhor de si, quando tiveram a chance de mudar a maneira como as coisas são.