Uma Empresa de Valor | Social AFESBJ

Passar o cordão em uma sacola, dobrar camisetas, controlara qualidade das costuras... Enganam a quem possa parecer simples atividades. O trabalho requer atenção, concentração e é muito bem realizado pelos profissionais da Valor Brasil.

A empresa é fruto de um projeto acadêmico desenvolvido na FAE Centro Universitário que fomentava ideias empreendedoras, e não tardou para a iniciativa ser incorporada à AFESBJ. Em um primeiro momento, suas instalações dividiram espaço com a Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial. Logo, o local onde atualmente é a Unidade de Apoio Remanso recebeu o grupo que crescia e produzia cada vez mais. Hoje, a empresa possui seu próprio espaço onde acolhe a 22 funcionários, sendo metade de seu quadro constituído por pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A contratação desses funcionários é resultado de uma parceria com a Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial. Adriana Claudia Gadens Guimarães, professora regente da escola e responsável por acompanhá-los no ambiente de trabalho, explica que o critério básico para o aluno especial ser admitido é ter mais de 21 anos e estar matriculado na escola há mais de cinco anos, porém o mais importante é a avaliação em sala de aula. Quando surge uma vaga, o olhar atento dos professores analisa se o estudante tem condições para a função e uma conversa com os pais formaliza a intenção de iniciá-lo nas atividades.

Adriana ressalta que o mais importante é o bem-estar do futuro profissional. “Nós procuramos o que vai ser bom para aquele aluno. Nesse momento, não estamos pensando na empresa ou na escola, e sim no que de fato vai ser melhor para ele”, diz. Para realizar a função, os funcionários cumprem uma carga horária de cem horas mensais e continuam meio período na escola.

A responsabilidade social se apresenta também na linha de produtos disponibilizados ao mercado. São produções feitas com matérias-primas ecologicamente corretas, que dão origem a sacolas – tanto de TNT como de algodão, embalagens e uma variedade de produtos que atendem grandes e pequenas empresas ou pessoas físicas com pedidos solicitados pela internet ou telefone. Rodrigo Silva, coordenador da Valor Brasil, enfatiza que a competição no mercado é acirrada, principalmente quando o assunto é preço. Enquanto muitas empresas optam pela ilegalidade, mão de obra escrava e outros artifícios para diminuir os custos, a Valor Brasil investe em produtos ecologicamente corretos e devidamente tributados, com salário e registro para todos os funcionários.

O coordenador ainda ressalta a grande conquista deste ano, quando a Valor Brasil passou a confeccionar as camisetas dos uniformes escolares das unidades de ensino Bom Jesus, além dos jalecos usados em sala de aula pelos professores da rede.

Todo o trabalho desenvolvido enche de orgulho aqueles que veem de perto as atividades sendo realizadas, mas é ainda mais gratificante para os alunos, que tratam com muita atenção tudo que realizam. Maria Carolina Guidugli Gomes, aluna da Escola Especial e funcionária da Valor Brasil há mais de dez anos, lembra com emoção a data em que foi contratada. “Eu fiquei horas e horas conversando com meu pai sobre o trabalho, ele me deu algumas dicas e disse que tem que ter responsabilidade.
Eu estava muito ansiosa para começar a trabalhar aqui”, relata a profissional. Eduardo Requião Lopes dos Santos, veterano na empresa há mais de dez anos, conta o que mais gosta de fazer: “O que eu mais gosto de fazer são os produtos de Natal. Nós já estamos nessa época e vamos fazer até dezembro”.

O coordenador vê na Valor Brasil a prática do slogan do Bom Jesus – Uma lição de Vida. “Geralmente o pessoal tem uma visão totalmente deturpada sobre os portadores de deficiência, pensando que eles não são produtivos ou capazes, mas pelo contrário! Eles dão muito valor ao trabalho! Isso é um aprendizado. Por que não agimos igual?”, questiona Rodrigo. Já Adriana encara a dedicação dos alunos como uma recompensa: “Nós vemos que eles se esforçam para aprender mesmo quando a atividade é muito difícil”. A integração promovida no ambiente laboral também é exaltada pela professora. “Isso que o Bom Jesus faz serve como referência para outras empresas, por respeitar realmente a diversidade e conseguir com isso colher os frutos daquela pessoa, dentro do seu potencial. É um modelo de empresa, de gestão, valorizando cada indivíduo. Isso é inclusão realmente”, conclui.

Seminário Copel de Boas Práticas Socioambientais

A AFESBJ participou da 5.ª edição do Seminário Copel de Boas Práticas Socioambientais, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba-PR. O evento, realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, contou com a exposição de institutos, entidades sociais, ONGs e instituições de ensino por meio de estandes em uma feira aberta ao público.

A Valor Brasil representou a AFESBJ, expondo seu trabalho de inclusão social feito com os alunos do Bom Jesus Modalidade Educação Especial. Durante o seminário, restrito a convidados, a professora da Escola Especial Adriana Guimarães e o coordenador da Valor Brasil, Rodrigo Silva, falaram sobre o sucesso da proposta educativa.

Ao fim da palestra, foi exibido um vídeo institucional com imagens do dia a dia dos estudantes especiais em sala de aula e no ambiente de trabalho.


GALERIA DE IMAGENS