Por meio deste material, a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus divulga as ações de cunho social, ambiental e econômico voltadas para seus alunos, funcionários e comunidade.
A elaboração deste documento é coordenada pelo Setor Sustentabilidade/Bom Jesus Social da mantenedora da AFESBJ, com o envolvimento de diversas outras áreas que fomentam a estruturação dos textos e das imagens. Esta publicação tem caráter voluntário e não é submetida à verificação externa.
A Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ) é uma instituição sem fins lucrativos, presente nos estados do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Santa Catarina, atuante no setor educacional. Por meio de seu relatório social, apresenta suas principais ações realizadas em 2016.
No ano de 2016, o Grupo Educacional Bom Jesus, que agrega o Colégio Bom Jesus e a FAE Centro Universitário, lançou um importante projeto em suas unidades de ensino, o Bom Jesus Social, inspirado em São Francisco de Assis.
O jovem de Assis, impulsionado pela força divina, foi ao encontro dos leprosos e “fez misericórdia com eles”. Isso quer dizer que Francisco, com os olhos da fé e movido pela compaixão, não os viu como gente desfigurada, mas como dignos filhos e filhas de Deus e, por isso, merecedores de amor e cuidado.
Inspirando-se no carisma franciscano, o Bom Jesus Social tem como objetivo principal trabalhar para a inclusão social de muitos “leprosos de nosso tempo”: encarcerados, idosos em asilos, menores em abrigos, crianças em comunidades carentes e muitas outras pessoas que, como nos tempos do jovem de Assis, sofrem algum tipo de desamparo por parte da sociedade.
Essa demonstração de solidariedade com os empobrecidos ocorre de diversas maneiras nas cidades em que há uma unidade do Bom Jesus. No entanto, privilegiam-se atividades pedagógicas para alunos de instituições públicas de ensino nas periferias, atividades físicas, culturais e recreativas para idosos e detentos e arrecadação de donativos para comunidades carentes e entidades de assistência social.
Frei João Mannes, OFM
"Em verdade vos digo, todas as vezes
que fizestes isso a um destes meus
irmãos menores, a mim o fizestes"
(Mt 25, 40)
Desenvolvida pela Organização das Nações Unidas, a iniciativa tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para que adote, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Sob a coordenação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do Serviço Social da Indústria (SESI) e em parceria com a sociedade civil e com o poder governamental e privado, o movimento Nós Podemos Paraná incentiva ações que contribuem para a prática dos Objetivos do Milênio, propostos pela ONU para até 2015, passando a partir de então para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por meio de um termo de adesão, a FAE Centro Universitário participa formalmente do movimento em suas reuniões mensais promovidas pelo colegiado.
Coordenação do Setor Sustentabilidade/Bom Jesus Social:
Giselli de Fátima Padilha Hümmelgen
Elaboração:
Ana Claudia Adamante Batista
Kelli Maritsa Fernandes de Barros
Contabilidade:
Luis Söthe CRC/SP – 185.763/O-7 T-PR
Projeto Gráfico:
Editora Bom Jesus