Institucional, Eventos

09.08.2022

Coral dos Canarinhos de Petrópolis comemora caminhada de 80 anos de tradição atrelada à inovação

link copiado
Coral dos Canarinhos de Petrópolis comemora caminhada de 80 anos de tradição atrelada à inovação

Da Assessoria

Primeiros colonizadores de Petrópolis, foram os germânicos os responsáveis por edificar a cidade segundo suas raízes. Presentes na arquitetura, gastronomia e no segmento cervejeiro, eles também deixaram como herança a tradição dos corais. Não à toa, o município é sede do Coral dos Canarinhos: o mais antigo do Brasil e que, em agosto de 2022, celebra 80 anos de uma caminhada atrelada à inovação pela qual já passaram mais de três mil vozes.

Fundado por Frei Leto Bienias aos moldes dos coros de meninos da Alemanha, uma vez que ele mesmo estagiou no Regensburger Domspatzen - o coro de meninos mais antigo do mundo - o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis preserva em sua metodologia muito do que foi empregado nos primórdios do coral. Instituição que preza pela disciplina, coloca em prática os valores franciscanos e desenvolve a formação musical e humana de excelência, o IMCP é patrimônio de Petrópolis e também do Brasil. 

Gestora do IMCP, Rose de Mello discorre sobre a essência da instituição que, há 80 anos, oferece de maneira gratuita a alimentação, formação e viagens dos coralistas. Aberto a toda a população de Petrópolis, o instituto é hoje constituído por 141 cantores, dentre eles meninos, meninas e aprendizes de diferentes realidades sociais. “Fora daqui somente os coros de países desenvolvidos oferecem tamanha formação musical e humana de qualidade e sem custo”, afirma Rose, que chama atenção, ainda, para o abrangente repertório praticado.

“Uma das nossas preocupações é o cultivo da música sacra. No Brasil poucos coros infanto-juvenis apresentam este estilo de repertório”, descreve. Ambiente de aprendizagem social e crescimento, a instituição se revela, ainda, ferramenta de transformação para os coralistas. Estimulados a respeitarem o próximo e adotarem um senso de comunidade, é lá também que eles vivenciam experiências que transcendem o campo musical e que os fazem vislumbrar possibilidades ilimitadas em quaisquer que sejam as áreas.

Uma história da qual se orgulhar

Em 80 anos de caminhada, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis já realizou viagens internacionais para a Europa, Argentina, Venezuela e Estados Unidos; cantou com o Papa Paulo VI; se apresentou na final do jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2004; gravou 17 CD’s - um deles com tiragem de 300 mil cópias; se apresentou com renomados artistas brasileiros a exemplo de Milton Nascimento, Roberto Carlos, Ângela Maria, Luiz Ayrão e o grupo Roupa Nova; integrou o projeto Aquarius - com destaque para a edição na Praia de Copacabana em que foi cantada a Sinfonia dos Mil de Mahler.

Atualmente, 40 ex-Canarinhos vivem da música.“Temos maestros de orquestras, cantores fazendo carreira solo no Brasil e exterior, músicos de orquestra, músicos especializados em musicais e compositores”, destaca Rose, que divide os esforços da instituição em fazer com que a história dos Canarinhos esteja atrelada à inovação sem abrir mão da tradição. Bem sucedida, a tarefa fez deles finalistas por dois anos consecutivos nos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2021, na categoria Iniciativas em Redes Sociais; e, este ano, na seção de curtas-metragens pela obra “Canarinhos de Petrópolis: tradição e contemporaneidade”.

“Ao longo de dois anos foram inúmeras gravações, lançamentos e ações para manter vivo este coral que atravessa décadas. Fomos finalistas no prêmio da CNBB justamente pelo Especial de 78 anos do Coral dos Canarinhos: desenvolvido inteiramente pelo IMCP e veiculado na internet”. Ainda durante o período de isolamento social, o Instituto se destacou pela criação do Coro de Câmara dos Canarinhos de Petrópolis: grupo vocal que abrange da música medieval à contemporânea, com destaque para o MPB e o pop internacional.

“Em um ano de fundação, o Coro de Câmara já se apresentou em concertos de Natal, casamentos e eventos temáticos. São apresentações memoráveis com obras de alta qualidade e grande relevância”, pontua Rose que, junto do Frei Marcos Antônio de Andrade e de Marco Aurélio Lischt fundou o referido grupo. 

Números que comprovam o sucesso

Sinônimo de prestígio, disciplina e emoção, o Coral dos Canarinhos, devido à pandemia, tem conquistado uma audiência crescente também no âmbito digital. Somadas as visualizações do canal do YouTube e da página do Instagram do coro, são mais de 200 mil reproduções que comprovam o importante papel desempenhado pela instituição cujo comprometimento com a formação dos coralistas é evidente e, no período pós-pandemia, precisou se adequar ao novo momento de mundo vivido.

“Tivemos que reformular todo o conteúdo das aulas de formação musical. Estamos sempre atentos com o desenvolvimento pedagógico e humano das crianças e adolescentes e, além de cantar, sempre que podemos, proporcionamos aos coralistas momentos de lazer e convivência”, diz Rose. Como parte das comemorações pelos 80 anos dos Canarinhos, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis desenvolveu uma programação variada e retrato da ambição do grupo cuja história ainda tem muitos capítulos a serem escritos.

Estão previstas nas celebrações missas cum concerto com solistas e orquestra, a promoção de um almoço comemorativo, a realização de festivais de pizza e pastel, além dos lançamentos de uma coleção de canecas e playlist nos principais serviços de streaming, podcast, site comemorativo e publicações nas redes sociais. Nelas, os Canarinhos podem ser acompanhados pelas páginas @canarinhosdepetropolis - Instagram e TikTok, Canarinhos de Petrópolis - YouTube e Canarinhos de Petrópolis - Facebook.