Novidades

05.11.2018

Evite o estresse antes do vestibular

link copiado
Evite o estresse antes do vestibular

A época de vestibulares nas principais universidades públicas do país está muito próxima. Com isso, é comum que os jovens adolescentes fiquem tensos e até com mais dificuldade de aprendizagem nesse período. Uma rotina organizada em casa e na escola, aliada a um planejamento, pode fazer a diferença e equilibrar as emoções até o dia da prova.

Respeite seu tempo - Sempre é possível conquistar novas aprendizagens. Como muitas vezes conteúdos vistos no início da preparação não foram bem absorvidos, com o amadurecimento ao longo do ano, podem ser compreendidos. “No entanto, não é aconselhável tentar aprender algo novo se isso for trazer nervosismo. Muitas vezes, vale mais a pena focar em conceitos do que em fórmulas específicas, ou em muitos detalhes que serão cobrados. Não é hora de inovar na maneira de estudar”, alerta a assessora do Ensino Médio do Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, Ane Lúcia Cecchet.

Atenção às necessidades básicas - Para garantir uma aprendizagem de qualidade, é fundamental alimentar-se bem, fazer uma atividade física, manter as horas necessárias de sono, bem como a rotina de estudo diária. “O estudante precisa conhecer seu limite. A sobrecarga de estudo não é favorável, pois há risco de ficar “esgotado” próximo da reta final”, orienta o assessor da 3.ª série do Bom Jesus Centro, Marcus Rogério Batschke.

Reduza o ritmo - O aluno precisa lembrar que, se ele se preparou ao longo do ano, certamente está pronto para enfrentar o ritmo de provas. Nesse momento, o melhor a fazer é apenas dar uma revisada para “relembrar” alguns conteúdos e tirar as últimas dúvidas. “A escola deve proporcionar ao aluno a segurança de que os conteúdos foram bem repassados, o que garantirá a tranquilidade necessária ao estudante para a realização da prova”, acredita Batschke.

Papel dos pais - Aos pais cabe tranquilizar o aluno, contribuir com palavras de incentivo e apoio, bem como dar o suporte necessário para que o estudante tenha um ambiente agradável, capaz de proporcionar a concentração necessária para a aprendizagem.

Não deixe para última hora - É importante conferir ensalamento, deixar material e documentos necessários organizados para evitar estresse desnecessário. Conhecer o caminho até o local da prova antecipadamente (caso não seja conhecido) é válido para gerar tranquilidade ao candidato.

Alivie a tensão - Na véspera da prova, não é mais hora de estudar. Alimentação saudável e atividades prazerosas e relaxantes são as melhores saídas para aliviar a tensão. “Aulas de yoga, caminhadas, assistir a um bom filme, massagens, enfim tudo que venha em benefício da concentração é válido”, recomenda Ane.

Esse conteúdo fui publicado no Guia dos Pais, do G1 Paraná.