Iniciação Científica, Geral

24.01.2022

Alunos do Colégio Bom Jesus são premiados em Olimpíada Brasileira de Matemática

link copiado
Alunos do Colégio Bom Jesus são premiados em Olimpíada Brasileira de Matemática

Setenta e três alunos de unidades do Grupo Educacional Bom Jesus em todo o país receberam medalhas e menções honrosas na 16.ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram entregues aos estudantes da instituição 68 menções honrosas, quatro medalhas de bronze e uma de prata.

“A Olimpíada qualifica o ensino de Matemática cada vez mais. É uma competição muito bem-vista, pois traz aos alunos a oportunidade de se habilitarem para outras olimpíadas nacionais, bem como para projetos de iniciação científica até a graduação”, avalia a coordenadora de Matemática do Colégio Bom Jesus, Vanessa Pereira, que compõe a equipe com os professores Bruno Steinmetz e Bruna Pionteke.

Conquistas

As unidades de Curitiba (PR) contempladas foram o Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes e o Bom Jesus Água Verde, com uma medalha de bronze cada. Lourdes e Água Verde obtiveram, ainda, sete menções honrosas cada uma. O Bom Jesus Divina Providência, por sua vez, angariou três menções honrosas, e o Bom Jesus Centro, cinco.

Ainda no Paraná, agora na região metropolitana de Curitiba, as unidades de Campo Largo (Bom Jesus Aldeia), Colombo (Bom Jesus Alphaville), São José dos Pinhais e Araucária (Bom Jesus São Vicente) também conquistaram menções honrosas, sendo duas para Campo Largo, duas para Colombo, cinco para São José e uma para Araucária. O Colégio Bom Jesus São José, do município de Rio Negro, obteve duas menções honrosas. As unidades de Arapongas, Maringá e Rolândia conquistaram duas.

Já em Santa Catarina, as unidades do Grupo obtiveram 21 menções honrosas, sendo que o Colégio Bom Jesus Aurora, em Caçador, conquistou uma medalha de prata. As unidades que obtiveram menções honrosas foram o Bom Jesus Divina Providência, de Jaraguá do Sul (três); Pedra Branca, de Palhoça (quatro); Santo Antônio, de Blumenau (quatro); São José, de São Bento do Sul (três); Coração de Jesus, de Florianópolis (três); Bom Jesus Aurora, em Caçador (1); e o Bom Jesus de Itajaí (duas). 

No Rio Grande do Sul, a unidade de Arroio do Meio, o Bom Jesus São Miguel, recebeu uma medalha de bronze e duas menções honrosas. No Bom Jesus Aparecida, de Venâncio Aires, foram três menções. Já o Bom Jesus Sévigné, de Porto Alegre, angariou uma menção.

Por fim, em São Paulo, o Bom Jesus de Itatiba conquistou uma medalha de bronze e uma menção honrosa. 
Todos os colégios foram premiados nos níveis 1, 2 e 3, que correspondem a 6.º e 7.º anos, 8.º e 9.º anos e Ensino Médio, respectivamente.

A Olimpíada em todo o país

Em todo o país, 17,8 milhões de estudantes do 6.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio se inscreveram na Olimpíada, incluindo pouco mais de 53 mil escolas públicas e particulares. Foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1725 de prata, 5.175 de bronze e mais 51.900 menções honrosas. As datas das cerimônias de premiação ainda não foram definidas.

Os alunos premiados são convidados para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. e recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de terem acesso a outros encontros para aprofundar os conhecimentos em Matemática. Os estudantes que se matricularem em cursos de graduação têm acesso, ainda, ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME).

A OBMEP foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).

 LISTA DOS ALUNOS CONTEMPLADOS