Escola Especial | Ensino, Pesquisa e Extensão Bom Jesus

Escola Especial

Inaugurada em 1983 com o objetivo de atender crianças e jovens com necessidades especiais, a Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial é mantida pela AFESBJ e encontra-se fisicamente integrada ao colégio Bom Jesus Aldeia, em Campo Largo-PR.

O planejamento curricular da escola é individualizado e prevê o trabalho em diversas áreas de conhecimento, como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Ensino Religioso e Educação Física. Todas as atividades realizadas primam pelo desenvolvimento integral dos alunos, respeitando suas capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética e estética, de relação interpessoal e de inserção social.

O atendimento aos alunos é feito em pequenos grupos, distribuídos segundo a faixa etária e/ou programação didático-pedagógica. O programa inclui o Ensino Fundamental especial até 14 anos e, após essa idade, os alunos iniciam o Ensino Especial de Jovens e Adultos.




Assim como as demais unidades de ensino, o Bom Jesus Modalidade Educação Especial desenvolve atividades que inspiram sentimentos de respeito e empatia ao próximo. Dentre as ações realizadas este ano, destacam-se:

Páscoa É uma Festa de Família

Inspirados no verdadeiro sentido da Páscoa, alunos da unidade trabalharam, em sala de aula e também no contexto familiar, com o Projeto Páscoa É uma Festa de Família. A ação foi repassada por meio de um portfólio que percorreu a casa dos alunos e culminou na construção de uma casinha de brincar, doada aos alunos do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior.

A construção do pequeno empreendimento teve a participação dos próprios alunos do Bom Jesus, que conseguiram a doação dos materiais necessários junto aos comerciantes de Campo Largo-PR. Como resultado, foi possível beneficiar 260 crianças atendidas pela instituição estadual.

Eu Sou um Amigo Especial

A Semana do Deficiente Intelectual e Múltiplo, comemorada de 21 a 28 de agosto, foi marcada por encontros dos alunos da Educação Especial com a comunidade escolar para divulgar a campanha Eu Sou um Amigo Especial! A iniciativa visou a esclarecer e conscientizar sobre a deficiência intelectual e múltipla, para minimizar o preconceito existente, principalmente pela falta de conhecimento. Por meio da distribuição de um fôlder informativo e também da entrega de adesivos, os alunos foram convidados a ser amigos especiais e a transmitirem aos seus familiares o conhecimento adquirido com essa experiência.

A atividade alcançou seu objetivo, como observou a Professora Elaine Regina Amador Perroni. “Os alunos do ensino regular passaram a cumprimentar, acenar e também a conversar mais, ocorrendo uma maior integração”, enfatizou a docente.


GALERIA DE IMAGENS