O Instituto

aulas de violão

aulas de violão

Profª Valéria Wanderley

  • Valéria Wanderley é Mestra em Ciência da Arte pela UFF e Bacharel em Música, com habilitação em Instrumento – Violão –, pela UNI-RIO.
  • Foi professora substituta da UFRJ, lecionando a cadeira de Música e Movimento nas faculdades de Dança e Educação Física. Atualmente, é animadora cultural concursada da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, professora de música do Colégio Bom Jesus Canarinhos e de violão no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.
  • Durante sete anos lecionou Teoria Musical para o Coral dos Canarinhos e das Meninas dos Canarinhos no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Foi também professora do curso técnico de violão do Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro, em Niterói e integrante da Orquestra de Violões da UFF.
  • Em sua metodologia de trabalho, Valéria procura mesclar o erudito e o popular. Isso é possível graças à sua formação bastante ampla e eclética. A musicista estudou violão e harmonia funcional em Niterói com Sérgio Chiavazzoli (guitarrista do Gilberto Gil), durante seis anos. Participou de diversas master classes com violonistas brasileiros e estrangeiros. Estudou piano, jazz e harmonia funcional com Marvio Ciribelli (compositor consagrado da música instrumental). Participou de corais em Niterói, dentre eles o Coral da UFF. Foi também cantora concursada do Coral Municipal de Petrópolis. Na cidade, aprimorou sua técnica vocal com a cantora Cláudia Vianna.
  • Aperfeiçoando sua formação, participou do XXV Festival de Inverno de Campos de Jordão e do XV Curso Internacional de Verão de Brasília. Ganhou o terceiro lugar no V Concurso de Violão Tarde da Juventude Villa-Lobos em São Paulo. Em Petrópolis, fez curso de Musicalização com Eliane Marzulo e do Método Kodaly de solfejo com Ian Guest. E, nos diversos encontros com Bia Bedran, Valéria desenvolveu a doçura e expressividade que utiliza no seu trabalho com as crianças.
  • Participou de diversas montagens teatrais em Niterói e no Rio de Janeiro como violonista e diretora musical.
  • Apaixonada pela música, Valéria leciona violão clássico e popular desde os 15 anos de idade. É ainda compositora, e sempre procurou participar, inclusive com canções próprias, de montagens teatrais com os estudantes das escolas em que trabalhou. No projeto Ciranda das Artes, em Petrópolis, conduziu o Coral Infanto-juvenil, conciliando o canto com os variados ritmos e timbres dos instrumentos de percussão.
  • Esbanjando criatividade, a musicista busca caminhos mais adequados para o aprendizado de seus alunos, sendo eles crianças, jovens ou adultos.

Prof. Olivier de Carvalho



Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil


Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade