Notícias do IMCP

03.05.2022

Corais dos ‘Canarinhos’ pousam nos ipês do Cerrado e cativam o Mato Grosso do Sul

Corais dos ‘Canarinhos’ pousam nos ipês do Cerrado e cativam o Mato Grosso do Sul

Itaporã (MS) – As vozes dos meninos e meninas que encantam o Brasil e que compõem os Corais do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, completaram o cenário da Ordenação Presbiteral e Primeira Missa de Frei Jorge Henrique Lisot Camargo, frade menor franciscano da Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora, no último domingo, dia 1° de maio. No mesmo dia, os coralistas participaram das duas celebrações e cantaram a liturgia da Santa Missa, sob a regência do experiente maestro e diretor-artístico, Marco Aurélio Lischt.

Durante os agradecimentos da Celebração Eucarística das 10h, na Catedral de Dourados (MS), presidida pelo Dom Mariano Danecki, OFMConv, bispo auxiliar de Campo Grande, Frei Jorge não escondeu a alegria e a satisfação de trazer os corais pela primeira vez ao Estado sul-mato-grossense. Após manifestar sua gratidão às autoridades presentes, agradeceu a todos aqueles que se empenharam na realização da liturgia para que, através dos ritos, brilhe sempre a beleza e a verdade de Nosso Senhor.

Dirigindo-se aos coralistas, emocionado, disse: “E, quando falo em beleza, não poderia deixar de fazer notar o fato de que os ipês de nosso Cerrado ficaram mais belos nestes últimos dias, quando em seus galhos pousaram alegres Canarinhos vindos de Petrópolis. Obrigado, Frei Marcos Andrade, Marco Aurélio Lischt, obrigado Rose de Mello, Marcelo Vizani e Frei Augusto, por meio dos quais agradeço ao Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e cada um dos coralistas. A vossa presença confirma o amor de Deus na minha história, que sempre, onde quer que eu tenha ido, me presenteou com amizades sinceras, com as quais pude partilhar as dores e alegrias da vida. Vocês embelezaram esta Eucaristia com suas vozes, ou melhor, suas vozes são testemunho da beleza daquilo que celebramos hoje”.

Logo após a Liturgia da Palavra, deu-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral com a eleição do candidato. O Vigário Custodial Frei Rogério Viterbo deu seu testemunho afirmando que Frei Jorge era digno de assumir o ministério presbiteral. “Tendo ouvido o parecer favorável de seus formadores, tendo escutado muitas pessoas do povo de Deus, conhecendo Frei Jorge e também sua caminhada formativa, dou testemunho de que ele foi e é considerado digno”, revelou. Na sequência, Dom Mariano fez sua homilia.

Iniciou saudando toda Família Franciscana de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como às lideranças e autoridades. Cumprimentou também os Corais dos Canarinhos e em especial a Frei Jorge. “Meus amados irmãos, como comunidade da Igreja, nos reunimos neste 3° Domingo do Tempo Pascal, para celebrar o mistério da morte e ressurreição de Cristo”, disse.

Dom Mariano, que também é franciscano, ressaltou que esta é a terceira vez que Jesus Ressuscitado aparece a seus discípulos, dessa vez na beira do mar de Tiberíades. “Jesus aparece na margem e é interessante que Jesus ressuscitado não é reconhecido de primeiro momento. Quando Jesus manda lançar a rede, acontece a pesca milagrosa e João reconhece o Cristo”, observou, acrescentando: “Reconhecer a presença de Jesus ressuscitado no meio de nós é muito importante para toda Igreja”.

“A ordenação de Frei Jorge se põe exatamente dentro deste contexto, em que Jesus Ressuscitado como enviado do Pai, chama pelo nome um por um daqueles que Ele escolheu para serem seus discípulos e missionários, àqueles que vão levar a sua mensagem adiante”, ressaltou, e lembrou que Frei Jorge vai exercer a função de ensinar e santificar o povo de Deus. 

Citando o Coral dos Canarinhos, Dom Mariano lembrou que já são quase 80 anos de história do coro de meninos mais antigo do país e fez um paralelo com os 85 anos de presença franciscana no Mato Grosso do Sul. “Vejo nisso também uma ligação com o passado”, disse. Segundo ele, os frades levando a mensagem do Evangelho, imprimiram por onde passaram um jeito particular junto ao povo de Deus. “A vontade do seu fundador, São Francisco, era de mostrar o Cristo presente no meio do povo. O Cristo do presépio, da cruz, o Cristo do sacrífico do altar. Assim, nós celebramos de certa forma os frutos da vocação de Frei Jorge”, frisou. “Queremos, portanto, com a nossa oração acompanhá-lo neste momento. O dom que ele recebe vai frutificar na sua missão e no seu ministério de frade e de padre”, encerrou.

Seguidamente, o eleito, em pé, respondeu algumas perguntas feitas pelo bispo. Depois, frei Jorge prostrou-se ao chão enquanto o regente do Coral das Meninas dos Canarinhos, Marcelo Vizani, e toda a assembleia reunida entoou a Ladainha de Todos os Santos. Momento especial, único e emocionante que teve continuidade com o rito da imposição das mãos e Prece de Ordenação, seguida da unção das mãos e entrega do pão e do vinho.

A celebração, que foi transmitida pelo YouTube da Custódia e Facebook dos Canarinhos, teve continuidade com a Liturgia Eucarística. No final da missa, os corais roubaram a cena ao entoarem a música “Jesus Christ, You Are My Life”, de Marco Frisina.

PRIMÍCIAS SACERDOTAIS DE FREI JORGE HENRIQUE

Já às 19 horas, no distrito Santa Terezinha de Itaporã, cidade vizinha de Dourados, Frei Jorge Henrique presidiu sua primeira Celebração Eucarística. A pequena igreja da comunidade ficou pequena para acolher todos os presentes, por isso, um telão foi instalado ao lado de fora, onde reuniu centenas de pessoas. Dom Mariano novamente se fez presente e testemunhou de perto as primícias sacerdotais do neo-presbítero. Seus confrades da Custódia concelebraram a Santa Missa.

É costume que, na Primeira Missa, o neo-presbítero convide outro irmão para fazer a pregação. Frei Rogério Viterbo, animador vocacional de Frei Jorge, foi o escolhido e dirigiu a ele e a toda comunidade sua reflexão.

Segundo Frei Rogério, o Evangelho proferido toca profundamente o coração por meio da pergunta que Jesus faz a Pedro: ‘Tu me amas’. Para ele, essa pergunta é feita a cada um de nós. “E nós não podemos responder o Cristo apenas da boca para fora. Se não amamos o nosso semelhante, não podemos amar a Cristo”, ressaltou.

Dirigindo-se a Frei Jorge, disse que a pergunta que Jesus faz a Pedro é a mesma que todo frade franciscano precisa ter e fazer em seu coração. “Eu creio que as respostas nós vamos tendo no decorrer de nossa caminhada”. Em seguida, apresentou ao neo-presbítero aspectos de um verdadeiro sacerdote franciscano.

Durante toda a celebração, Frei Jorge que acompanhou os coralistas por dois anos enquanto frade estudante do Tempo da Teologia em Petrópolis, demonstrou segurança e simpatia com os ritos. A viagem dos Canarinhos termina nesta segunda-feira (2/05) quando, de Rio Brilhante, os coralistas retornarão para Petrópolis (RJ).

Frei Augusto Luiz Gabriel


Voltar



Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade