Notícias do IMCP

29.05.2022

Emoção, alegria e brasilidade no Concerto das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis

Emoção, alegria e brasilidade no Concerto das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – Uma noite especial! Assim foi o Concerto do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (RJ), no sábado, 28 de maio, às 19h30. A apresentação marcou o retorno das coralistas aos palcos e emocionou o público que lotou a centenária Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ).

O maestro Marcelo Vizani preparou um repertório de 13 músicas, com duração de aproximadamente 1h30, e cativou o público com canções sacras, populares e históricas, que remetem à lembrança do público. Uma cena que se repetiu várias vezes foi a dos presentes aplaudirem de pé as peças. E como não podia ser diferente, no final as meninas brindaram a todos com o bis da conhecida música “Mary Mary”, de Mary Donnelly.

O presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Frei Marcos Antonio de Andrade, que também acumula o serviço de Definidor Provincial da Província da Imaculada Conceição, abriu o concerto dando as boas-vindas a todos. Explicou que o evento é uma contrapartida da Lei Aldir Blanc do Município, verba pública recebida em novembro de 2020, mas que devido à pandemia foi adiado. Realizado pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), o concerto contou com a parceria do Conselho Municipal de Cultura, Prefeitura de Petrópolis, Instituto Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

“É uma alegria muito grande poder retornar com os concertos”, disse Frei Marcos. “O programa foi inspirado em músicas que contêm diversos períodos do coro, fundado em 1988, por Frei José Luís Prim”, acrescentou. “Tenhamos uma noite bela com o concerto do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis”, desejou. Na sequência, convidou as coralistas para entrarem na igreja. Depois, chamou o maestro Marcelo Vizani para compor o cenário.

“Vocês não têm noção como é bom estar ao vivo novamente. Para nós que somos artistas isso é muito bom, gratificante”, disse o maestro. “Nós preparamos um repertório que faz parte dos nossos 34 anos de coral”, adiantou. As quatros primeiras peças foram voltadas para a temática mariana, são elas: “Regina Coeli”, de José Maurício Nunes Garcia; “Ave Maria”, de Deborah Lutz; “Ave Maria no morro”, de Erivelton Martins; e “Maria Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Seguidamente, as músicas “Leãozinho” e “Luz do sol”, de Caetano Veloso, trouxeram a brasilidade para o público. Depois vieram canções clássicas como “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim; “Caçador de Mim”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, bem como “Canções e Momentos”, dos mesmos autores. O repertório também foi composto pelas músicas: “A Thousand Years”, de Cristina Perri e David Hodges; e “Beaty and the best”, de Alan Menken.

Manoela Carvalho de Barros é coralista há oito anos. Poder voltar aos concertos presenciais foi uma experiência que, segundo ela, mudou sua vida. “Foi muito difícil ficar dois anos sem cantar”, frisou. Manoela abrilhantou a apresentação fazendo o solo de “Conte Partiro”, música de Lucio Quarantolo e Francisco Sartori. “Estava tremendo, fiquei muito nervosa na hora, mas quando todo mundo se levantou para aplaudir senti uma emoção diferente, eu nunca senti isso na vida”, revelou. Os pais da Manoela estavam presentes no Concerto e não esconderam a alegria de ver sua filha fazer sucesso. “Saber que temos o apoio deles é a melhor coisa”, disse emocionada.

Maria Eduarda, mais conhecida como Duda, canta no Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis há nove anos. Duda também arrebentou na execução do solo da música “Haleluia”, de Leonard Cohen. Para ela, foi uma emoção muito grande poder voltar aos palcos. “É muito importante para mim estar no coral e fazer um solo. Dá um nervosismo, mas é muito gratificante”, destacou. Duda definiu o retorno das apresentações presenciais em uma palavra: alegria. “Eu estava com muita saudade de fazer um concerto”, disse e lamentou que este é seu último ano de coral.

As atividades e eventos dos Corais dos Canarinhos de Petrópolis também podem ser acompanhadas pelas redes digitais da instituição ou aqui pelo nosso site!


Voltar



Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade