Notícias do IMCP

04.06.2022

Um dia intenso para os coralistas dos Canarinhos de Petrópolis

Um dia intenso para os coralistas dos Canarinhos de Petrópolis

Rio de Janeiro (RJ) – Não há título melhor que defina o dia deste sábado (4/06), para os coralistas dos Corais dos Canarinhos de Petrópolis (RJ). Ao mesmo tempo que o coro de meninos cantores mais antigo do país abrilhantou a Celebração da Ordenação Presbiteral de Frei Alan Leal de Mattos, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, o Coral das Meninas dos Canarinhos, diretamente do Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro, marcou presença na Santa Missa que comemorou os 414 anos de Fundação do Convento dos frades franciscanos do Largo da Carioca.

“Podemos ter certeza de que, nestes 414 anos, não houve um dia sequer em que a intercessão de Santo Antônio tivesse deixado de ser invocada por devotos que se espalham pelos quatro cantos desta Cidade Maravilhosa”, disse o Guardião e Reitor do Convento Santo Antônio, Frei Walter Ferreira Junior, no comentário inicial da missa das 10h, presidida por Frei José Clemente Müller.

 

SANTO ANTÔNIO É DO LARGO DA CARIOCA, É DO RIO DE JANEIRO, É DO BRASIL

Frei Walter recorreu à história para explicar esta comemoração centenária. “Neste morro doado aos franciscanos pelo então governador Martim de Sá, em 19 de abril de 1607, instalou-se, a partir de 4 de junho de 1608, com o lançamento da pedra fundamental do Convento, esta construção imponente cuja história se entrelaça com a história do Brasil. Aqui viveram e passaram santos, intelectuais, artistas, monarcas, políticos, juristas, mas também foi lugar de acolhida do povo simples, das pessoas devotas, daqueles que, sem terem a quem recorrer, valiam-se da fé no Santo de quem se consideravam amigos e companheiros. Santo Antônio jamais desviou o olhar de quem viesse a seu encontro. E ainda segue sendo a mesma presença atenciosa na vida dos pobres e simples de nosso tempo”, disse.

Para o guardião do Convento, celebrar 414 anos de fundação é recordar com gratidão as bênçãos que o Senhor diariamente derrama sobre o Rio de Janeiro e sobre o povo carioca por intercessão de “Nosso Querido Santo Antônio da Cidade Maravilhosa” -este também é o lema da 340ª Trezena de Santo Antônio deste ano.

“É também ocasião de reafirmarmos com Santo Antônio o nosso compromisso concreto com os pobres e desvalidos, com quem ele jamais deixou de repartir o pão. Que nosso amado Convento Santo Antônio permaneça e cresça como lugar da presença amorosa de Deus no coração desta cidade, inspirando em todos aqueles que sobem esta montanha os melhores sentimentos e atitudes que o Senhor deseja despertar no coração de seus filhos e filhas”, desejou.

Frei Marcos Antônio de Andrade, presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), acompanhou o Coral das Meninas no evento e manifestou sua gratidão pelo convite e oportunidade. “É uma alegria muito grande participarmos dos 414 anos do nosso querido Convento Santo Antônio do Largo da Carioca”, revelou. Frei Marcos também explicou que o IMCP é o mantenedor do Coral dos Canarinhos, Coral das Meninas dos Canarinhos e do Coro de Câmara. “Aproveitando essa oportunidade comemorativa, queremos apresentar para vocês algumas músicas marianas”.

Neste sentido, convidou o maestro à frente do Coral das Meninas, Marcelo Vizani, para reger quatro peças. Entre elas, “Regina Coeli” de Ramiro Real e “Surrexit Dominus vere, alleluia”, que quer dizer “O Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia”, de Pe. José Maurício Nunes Garcia - personalidade mais importante da música brasileira no período compreendido entre o final do século XVIII e primeiras três décadas do XIX. Seguidamente, o maestro apresentou duas músicas populares em homenagem a Nossa Senhora, da qual Santo Antônio foi um fiel devoto, sendo elas: “Ave Maria no Morro”, de Erivelton Martins e “Maria Maria”, de Milton Nascimento.

Frei José Clemente encerrou a celebração com a solene bênção de Santo Antônio. Dirigindo-se as meninas disse: “Parabéns a vocês. É uma felicidade vê-las, parece que estamos no céu”, brincou.

ORDENAÇÃO DE FREI ALAN

Durante dois anos, enquanto estudante de Teologia, Frei Alan desenvolveu sua missão pastoral junto ao Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. E como não poderia ser diferente, convidou o Coral dos Canarinhos para cantar a solene liturgia de sua ordenação.

Em seu agradecimento, na pessoa de Frei Marcos Andrade e do maestro e diretor-artístico, Marco Aurélio Lischt, agradeceu ao Coral dos Canarinhos, “por fazer desta celebração mais bela”, disse. “Me recordo dos dias em que trabalhei junto dos corais e confesso que hoje a saudade bateu. Muito obrigado, meninos, muito obrigado Lischt, por hoje”.

CONVENTO SANTO ANTÔNIO NA TV APARECIDA

Simultaneamente, a Rede Aparecida de Televisão apresentou ao vivo o programa “Sábado no Santuário” com tomadas diretamente do histórico e centenário Convento Santo Antônio. Essa presença da Tv Aparecida é fruto do Encontro dos Reitores dos principais santuários do Brasil que ocorreu recentemente em Florianópolis (SC), onde discutiu-se o projeto de se divulgar e conhecer inúmeros santuários espalhados pelo Brasil afora, a partir da Casa da Mãe, o Santuário de Aparecida.

O repórter da TV Aparecida, José Eymard, conversou com Frei Róger Brunório e Frei Walter. Antes, porém, o reitor do Santuário Nacional, padre Carlos Eduardo Catalfo falou da importância deste programa.

“Temos um link ao vivo com o Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro e eu quero agradecer à TV Aparecida que abre este espaço tão bonito para outros santuários do Brasil. Tenho certeza que o Santuário Nacional e todos os outros santuários do Brasil são sempre lugares sagrados, lugares onde Deus se faz presente, se revela e também nos acolhe. Que Nossa Senhora Aparecida nos abençoe e abençoe o trabalho dos franciscanos no Santuário de Santo Antônio no Rio de Janeiro e nos santuários do mundo todo. Os franciscanos estão presentes em grandes santuários, estão presentes aqui bem pertinho de nós, no Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá (SP)”, disse.

O Convento Santo Antônio é famoso pelo manifesto do “Fico da Independência”, que neste ano completou 200 anos de história. Segundo José Eymard, o convento é o berço da nação do Brasil, onde um franciscano, Frei Sampaio, orientou Dom Pedro a ficar no Brasil e dar o seu grande manifesto, em luta do nosso povo. “Um lugar tão especial, que vou contar para você ao longo do nosso programa”, destacou.

Do claustro do convento, Frei Roger explicou que os franciscanos chegaram ao Rio e Janeiro no ano de 1592 e ficaram por 16 anos na capelinha de Santa Luzia. “Quando então decidiram por este local, o morro de Santo Antônio, encontraram aqui inicialmente uma capela dedicada a este santo tão popular. E aqui os frades encontraram também no terreno terra, água e pedra, três elementos importantes para a vida franciscana”, ressaltou.

Caminhando entre as colunas do claustro, Frei Róger apresentou as capelinhas que narram a história de alguns santos, como São Francisco de Assis, por exemplo. “Também temos a rica histórica do tempo em que Frei Galvão viveu aqui, a partir do ano de 1762, quando foi ordenado. Da época dele temos a imagem de Santo Antônio, da Imaculada Conceição, de São Francisco e algumas capelas de dentro do claustro, onde os frades do passado e da atualidade, apresentam a espiritualidade franciscana”, explicou.

CONTINUADORES DA HISTÓRIA FRANCISCANA

O franciscano não escondeu a alegria em dizer que após dois anos de festa online, neste ano o Convento vem sendo reaberto com todo potencial. “Santo Antônio é um santo muito carinhoso e a cidade do Rio de Janeiro é a cidade que também sofre com duras realidades, então festejar Santo Antônio é um sinal de esperança”, sublinhou Frei Róger.

Frei Walter explicou que neste ano se celebra 340 anos da Trezena de Santo Antônio. “A trezena são 13 dias de preparação para a Festa de Santo Antônio. E, neste ano, Frei José Clemente Müller está pregando a trezena”, informou. “Este convento é um marco histórico. É um monumento enorme que foi construído com o suor do povo do Rio de Janeiro, com a graça de Deus e as bênçãos de Santo Antônio. Hoje, nós somos os continuadores desta linda história”, disse, e acrescentou que “pão partilhado é pão abençoado”, referindo-se a missão dos frades junto dos mais necessitados.

No final do programa “Sábado no Santuário”, a equipe da Tv Aparecida gravou algumas músicas com o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis para a série “Vozes da Igreja”. A data de exibição será divulgada posteriormente.

Frei Augusto Luiz Gabriel (texto), Frei Andrei dos Anjos e Frei Roger Strapazzon (fotos e vídeos)

 


Voltar



Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade