Notícias do IMCP

25.05.2012

Dividindo experiências

Juntos no palco cantando “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento. Foi assim que terminou a visita da Escola Suíço-brasileira ao Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) realizada na última quinta-feira (24).

“Ver pessoas dessa idade se dedicando à música de maneira tão profissional foi muito legal. Eles cantam muito bem e são muito talentosos. Aprendemos muito com a dedicação deles”, disse a estudante Beatrice Jordan, 12 anos, que fez questão de cantar junto com os coros.

Durante a visita, os estudantes também aprenderam conceitos musicais e tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação especial dos Canarinhos de Petrópolis e do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis.

“A visita ao Instituto, que já faz parte do nosso roteiro de estudos, é uma forma de aperfeiçoar a aprendizagem de música que temos na escola. Ver crianças estudando música, vislumbrando um futuro profissional, incentiva a continuidade da aprendizagem dos nossos alunos. Além disso, é uma oportunidade para que troquem experiências, já que têm a mesma faixa etária”, declarou a professora da Escola Suíço-brasileira, Nathalie Dahan, que acompanhou os 35 alunos do 7º ano.

De acordo com o maestro Marco Aurélio Lischt, a visita é muito importante também para os Canarinhos: “Ter uma plateia da mesma faixa etária interessada é engrandecedor e uma motivação a mais”. Ele também destaca a importância de despertar nos visitantes um olhar diferente para a música.

“A música tem efeito disciplinar, por isso, é altamente formativo. Para nós, a visita é muito importante porque a aprendizagem transcende à música e contribui para a formação dos jovens”, declarou o empresário Ricardo Veronese, que há seis anos promove visitas de escolas do Rio ao IMCP. Segundo ele, mais de dois mil estudantes já estiveram na instituição: “todos foram impactados de alguma forma. Muitos acabam buscando escolas de música para estudar por causa da experiência observada”.

Para a coordenadora de projetos do IMCP, Rose Mello, as visitas marcam a vida dos estudantes: “As pessoas que ouvem um coral nunca mais esquecem. Além disso, passam a conhecer um repertório cantado por crianças e adolescentes pouco divulgado nas mídias de massa. Outro aspecto importante é ter a vivência de ouvir o Coral de Meninos mais antigo do Brasil na sua sede”, afirmou, destacando que para o Instituto o mais importante é a possibilidade de formar novas plateias e com uma faixa etária próxima a dos coralistas.

Conheça o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis
O Instituto tem cunho filantrópico, reconhecido como uma instituição de utilidade pública estadual e federal. O IMCP coordena o Canarinhos de Petrópolis, coro de meninos mais antigo e conhecido do Brasil, que comemora este ano 70 anos de existência; o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, que existe há 24 anos; a Orquestra Filarmônica e a Schola Gregoriana Pater Laetus. O Instituto também possui uma escola de música, com aulas individuais de piano, violino, violão e regência.

Serviço
Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis
Rua Santos Dumont, 355 – Petrópolis/RJ
Telefone: (24) 2104-4100 ou 2104-4141
www.canarinhos.com.br


Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil


Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade