Notícias do IMCP

05.06.2012

Canarinhos é referência em Intercâmbio Cultural

 Com quase 70 anos de história, o Canarinhos de Petrópolis é o coro de meninos mais antigo e conhecido do Brasil. Com turnês internacionais e apresentações para o papa João Paulo II no currículo, o trabalho do coro também é reconhecido internacionalmente. O prestígio dos Canarinhos no mundo atrai a atenção dos corais da Europa que todos os anos visitam Petrópolis com o intuito de realizarem um verdadeiro intercâmbio cultural.

Por ano, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) recebe cerca de três coros internacionais. Ao longo de sua história, o Instituto já recebeu corais da Alemanha, Bélgica, França, Estados Unidos, Suécia, Polônia e República Tcheca.

Iniciando a temporada 2012 de intercâmbios, no final do mês de maio, o prestigiado Maulbronn Chamber Choir, da Alemanha, esteve pela primeira vez no Brasil. Em sua estadia, puderam trocar experiências durante três dias com os meninos e meninas do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. “A experiência foi ainda mais enriquecedora porque os alemães ficaram hospedados na casa dos nossos coralistas. Esse contato permitiu uma troca ainda maior entre eles”, comentou a coordenadora de projetos do Instituto, Rose de Mello. Ao final da curta presença na Cidade Imperial, as vozes com anos de experiência se juntaram em um concerto marcante de música sacra brasileira, estadunidense e europeia.

Este mês, é a vez da Suécia deixar sua vasta experiência junto ao coral petropolitano, com os coros Câmara de Piteå e Orquestra e Coro Academia de Malmo. As chegadas, marcadas para 07 e 15, respectivamente, promete agradar as expectativas de Leon Rabelo, responsável pela vinda dos corais. “Muitos dos integrantes se interessaram sobre o Canarinhos e estão muito contentes de poderem se apresentar para eles e para o seu público. Pela qualidade dos Canarinhos, eles sabem que é um público acostumado com um excelente nível musical”, explica Leon.

De acordo com o maestro Marco Aurélio Lischt, as visitas agregam valores importantes ao Canarinhos, além de proporcionarem um maior interesse do público petropolitano por manifestações artísticas. “É sempre bom poder receber coros internacionais em Petrópolis. Além da troca de experiências que cada coro proporciona, tanto de um quanto de outro lado, em eventos dessa magnitude, a formação de platéias e a disseminação da cultura musical internacional entre os coralistas e público petropolitanos, se tornam um mérito para todos”, explica o maestro.

Ambos os coros, são dois belos exemplos, pelo repertório, da tradição musical escandinava. Formado em 1990, o coro de Câmara de Piteå é um dos mais importantes do norte da Europa. Com um repertório primordial de obras “a cappella”, têm em seu currículo mais de vinte turnês internacionais, merecendo destaque os concertos na Catedral de Londres (1997) e no Vaticano, na Basílica de São Pedro, em 1995.

Com uma criação mais recente, a Orquestra e Coro Academia de Malmo, formou-se em 2000 e vêm se firmando como referência no novo panorama musical do sul da Suécia. Com um repertório recheado pela sutileza da música camerística, seus integrantes marcaram presença, apesar da breve criação, em metade da Europa, China, Estados Unidos, Canadá e retornam agora, após nove anos, ao Brasil.


Serviço
Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis
Rua Santos Dumont, 355 – Petrópolis/RJ
Telefone: (24) 2104-4100 ou 2104-4141
www.canarinhos.com.br

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil


Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade