Notícias do IMCP

20.05.2012

No último dia da Rio+20, as crianças ganham voz

 A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, termina nessa sexta-feira. No último dia de discussões, vai ser a vez dos pequenos brasileiros contarem ao mundo o que esperam para o futuro. A programação faz parte do Projeto “+ Criança na Rio + 20”, que acontece no Espaço Humanidade, 2012, no Forte de Copacabana. Crianças de várias regiões do país foram visitadas por equipes especializadas, que as ajudaram a expressar o que pensam sobre a Terra e a maneira como o homem tem se relacionado com o ambiente.

Essas equipes percorreram dos centros urbanos às comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e de vários outros tantos cantos do país, para participar desse momento histórico e decisivo da vida do Planeta. Os pequenos pensadores estão concentrados no dever de casa, participando de conversações e elaborando um documento importante, que vai expor o que eles desejam que os governantes façam. Tanta responsabilidade vai ser traduzida em uma carta, a “Carta das Crianças para a Terra”. Nela, estão destacados princípios éticos, premissas para uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.

O coral Canarinhos de Petrópolis, da Região Serrana do Rio, vai fazer coro a esse grito social, participando deste, que é um dos eventos mais importantes do Planeta. Esse é o coral de meninos mais antigo do Brasil, completa 70 anos de existência em agosto. O momento para falar do futuro não poderia ser mais oportuno, uma vez que o grupo compartilha o sentimento de resgate da história aplicando ações concretas no presente, para então, estimular mudanças positivas a sua volta. Acredita que a inserção cultural tem o poder de mudar radicalmente uma pessoa em seu contexto mais amplo, econômico, social e moral. O coral que é gerido por uma Instituição Filantrópica já ofertou milhares de bolsas de estudo e acompanhou de perto esses exemplos.

Por algumas dessas razões se explica a participação dos Canarinhos de Petrópolis na Rio+20, num dos momentos mais simbólicos do evento, a entrega da “Carta das Crianças para a Terra”. O coral foi selecionado para cantar duas músicas: “Canção da América”, de Milton Nascimento e “Dias Melhores”, da banda Jota Quest. Em seguida, Xuxa, pela Fundação Xuxa Meneghel que organiza o evento, vai ler os principais trechos da Carta a todos os presentes, incluindo os representantes da ONU, Organização das Nações Unidas. As crianças, responsáveis pela Carta, vão estar na platéia e, algumas delas vão fazer parte desse momento de entrega da Carta. Os pequenos brasileirinhos vão estar divididos em 10 grupos, representando 10 regiões do país. Elas vão deixar nas mãos de nossos representantes a responsabilidade de analisar as sugestões de nossos baixinhos, que mais tarde, se atendidos, vão poder ver que fizeram, de fato, história no Planeta.

A cerimônia vai começar às duas da tarde, e deve seguir até as quatro. O evento é fechado para o público. Vão ser 500 participantes, todos convidados. Os órgãos de imprensa que quiserem cobrir o evento devem entrar em contato. O credenciamento poder ser feito até quinta-feira, duas da tarde.

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil


Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade