Notícias do IMCP

20.08.2012

Missa marca o aniversário dos Canarinhos de Petrópolis

Missa marca o aniversário dos Canarinhos de Petrópolis

Aconteceu neste domingo (19), a missa de celebração aos 70 anos do coral de meninos mais antigo do Brasil, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis. A cerimônia aconteceu na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, local onde ocorreu a primeira apresentação, no dia 15 de agosto de 1942. Na época, era o Frei Leto Bienias que estava à frente do Coro. Passados 70 anos, neste mesmo cenário, foi Maestro Marco Aurélio Lischt que desempenhou o papel, de mais uma vez, levar o coro a encantar o público.

Por já ter sido um canarinho, a apresentação foi carregada de uma emoção especial, cheia de memórias. “Foi como se passasse um filme na minha mente. Fiquei lembrando na minha entrada no coro, quando tinha ainda meus oito anos de idade. Lembrei as primeiras missas que tinha participado. As brincadeiras que fazíamos naquela época. Estar hoje à frente desses meninos me enche de orgulho. Eles são ótimos, verdadeiros guerreiros”, declarou Lischt.

Outro ex-canarinho, o maestro Carlos Eduardo Moreno, também ficou emocionado ao relembrar seu passado no coral. “Que saudades da comidinha boa, dos amigos todos, da música maravilhosa, do Frei Leto e do Frei José Luiz, cheirinho de cera da casa velha, do jogo de pantufas, das brigas construtivas, das viagens, da emoção de cantar no domingo de Ramos, dos concertos de Natal, dos apertões na bochecha de tantas fãs, do sentimento de expressar a alma pelo caminho da voz. Ah, tanta coisa boa!”

Orgulho que Rose de Mello, Coordenadora do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, compartilha: “Poder trabalhar nessa Instituição e dar continuidade ao caminho dela é uma responsabilidade muito grande. A gente sabe que trabalhar com cultura é difícil. Mas acreditamos e vemos o resultado. Hoje temos homens formados que dão um valor enorme à instituição na formação deles e isso dá um prazer muito grande”. É o caso do médico angiologista José Carlos Mayall. Ele entrou para o coral em 1954, quando tinha 9 anos. Foi convidado pelo Frei Leto. A experiência no coral jamais foi esquecida: “É o que dizem, uma vez Canarinho, sempre Canarinho. Realmente fiquei marcado. Algo que adquiri naquela época foi o amor à boa música. Ainda quando criança, tive o ouvido apurado. Passando a gostar de músicas clássicas”.

Após a missa, um almoço foi servido no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. No cardápio: Comida Mineira. O evento foi organizado pela Comissão de Pais. O objetivo foi levantar recursos para a gravação do cd de músicas sacras brasileiras, todas contemporâneas, que os Canarinhos estão gravando. O evento contou com a participação especial da Banda “Evolução”, formada por integrantes do Coral. Os meninos abriram o show com a música “Vida real”, sucesso do cantor Paulo Ricardo. A composição é tema do Big Brother Brasil, e por falar nisso, o artista global José Biteencortt, que interpreta o Willian na novela Amor Eterno Amor, esteve no evento. Ele foi prestigiar o filho canarinho Manolo Bitencourte, guitarrista da banda. O canarinho tocou e cantou, acompanhado dos irmãos Bernardo Speranza, Guitarrista e do Gabriel Speranza, baterista.

Serviço
Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis
Rua Santos Dumont, 355 – Petrópolis/RJ
Telefone: (24) 2104-4100 ou 2104-4141
www.canarinhos.com.br

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil


Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade