Notícias do IMCP

12.08.2013

Petrópolis perde um dos grandes incentivadores da cultura

Petrópolis perde um dos grandes incentivadores da cultura

Petrópolis perdeu um dos maiores incentivadores da cultura e do canto coral que a cidade teve em toda a história. Maestro e diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) por 28 anos, frei José Luiz Prim faleceu, aos 78 anos, na noite desta terça-feira (6), no Hospital Santa Isabel, em Blumenau (SC). Prim se recuperava de um acidente automobilístico, que havia sofrido no último dia 19, mas o quadro piorou no início da semana.

No dia 19, Prim estava viajando, de carro, de Blumenau para Rio dos Cedros (SC), onde ia ministrar aulas de Liturgia na Escola Diaconal. Mesmo com a vista enfraquecida, ele, por conhecer a estrada, saiu de casa no começo da manhã, com o céu ainda escuro. No entanto, um caminhão, que vinha na direção contrária com os faróis acesos, cegou, por alguns instantes, o frei, que perdeu o controle da direção. Após se chocar com a mureta divisória da pista, o veículo capotou. Depois de realizar exames e cirurgias, ele estava em repouso no convento de Rodeio. No domingo (4), houve uma piora no quadro. Prim foi submetido a uma cirurgia e teve quatro paradas cardiorespiratórias. Nos exames, os médicos constataram uma grave infecção urinária. Desde então, ele foi para o Centro de Terapia Intensiva – com problemas pulmonares e respirando por aparelhos. Ele não resistiu ao tratamento e morreu às 20h da terça-feira.

Frei Luiz Prim nasceu no dia 14 de junho de 1935, em Varginha, no interior da cidade de Santo Amaro da Imperatriz (SC). Desde criança, teve grande inclinação para a música, e viveu em um ambiente de religiosidade, uma vez que o pai e a mãe tinham um irmão na Ordem Franciscana. Desde cedo, isso despertou nele a vocação para servir o sacerdócio.

Após se formar na Escola de Música Pio XII e concluir as faculdades de Música e Letras, o pároco dedicou-se, durante um ano, a realizar cursos de extensão em São Paulo, para assumir a direção artística do Coral dos Canarinhos. Sob sua direção e regência, o grupo viajou por diversos estados e realizou turnês no exterior. Sua passagem também ficou marcada pelas quatro visitas ao Papa – na primeira delas, integrado a um grupo que reunia mais de 12 mil vozes, no XV Congresso Internacional de Meninos Cantores. Em 2000, por conta própria, Prim decidiu renunciar ao cargo, para se dedicar à evangelização nas paróquias do sul do Brasil.
Mesmo afastado, frei José Luiz Prim participava dos momentos importantes da vida do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Ele esteve em Petrópolis no ano passado, nas comemorações dos 70 anos do coral. Na oportunidade, ele se lembrou da época em que entrou no Coro. “Entrei no Coral em uma fase crítica, quando não se notava o entusiasmo que fomos criando no coro com o passar dos anos. Isso se superou com a primeira viagem que conseguimos realizar pela Europa”, afirmou, destacando o que permaneceu intacto desde aquele tempo: “O que continua igual é o ideal de continuar educando a criança e o jovem através da música de qualidade e a seriedade do trabalho”, destacou.

Atual regente e diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, o maestro Marco Aurélio Lischt – que foi, quando menino cantor, regido por Prim – lamentou a perda. “Perdemos uma figura singular para o Coral. Frei José Luiz Prim foi um grande empreendedor, que levou o Instituto para além das fronteiras regionais e nacionais. Nós, que tivemos o convívio com o frei, nunca pensamos na hipótese de que ele um dia poderia nos deixar. Para nós, é uma figura imortal”, afirmou.

Ex-Canarinhos lamentam morte

A morte do frei José Luiz Prim causou grande comoção na internet e nas redes sociais. Através da página dos Canarinhos de Petrópolis no Facebook, muitos externaram o lamento pelo ocorrido.

André Luis Borsato: “Devo muito da minha educação a este homem... sempre muito disciplinador, um dia ele disse assim: 'Não me importa o que vocês meninos pensam de mim hoje. Me importa o que vocês pensarão de mim quando se tornarem homens'... De fato Frei, tenho muito a lhe agradecer. Descanse em paz”

Márcio Bassous: “Querido Frei Prim, descanse em paz. Seu corpo pode ter falecido, mas sua alma brilha em cada menino tocado por seus ensinamentos. O bem que nos fez é imortal. Certamente Anjos do Senhor cantam com sua chegada aos Céus. Adeus.”

Marusa Medina: “Só tenho a agradecer a ele a educação que deu aos meus filhos. Vou sentir muito a sua falta e está guardado em nossos corações as suas palavras e suas atitudes. Amaremos sempre o nosso Frei José Luiz. Deixou um grande vazio em nossas vidas.”

Fernando Nunes Pedro: “Me lembro das Missas das 10h celebradas pelo Frei José Luiz Prim, sempre solenes com incenso, sermão forte, mensagens fortíssimas digno de um grande pregador. A tristeza é imensa, perdemos um ser humano maravilhoso. Agora está ao lado de Jesus, Maria, São Francisco, Santa Clara, Santo Antonio, São Frei Galvão e demais santos.”

Homenagem

A missa de sétimo dia será realizada na próxima terça-feira (13), às 19h30, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A cerimônia contará com apresentação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. Ex-coralistas também poderão participar. Haverá um ensaio, na igreja, às 18h. A Igreja do Sagrado Coração de Jesus fica na Rua Montecaseros, 95, no Centro Histórico. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone do IMCP: (24) 2104-4141.

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil


Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade