Notícias do IMCP

20.08.2013

Ex e atuais Canarinhos se juntam em homenagem ao Frei José Luís Prim

Ex e atuais Canarinhos se juntam em homenagem ao Frei José Luís Prim

 A emoção marcou a missa de sétimo dia pela morte do ex-diretor do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Frei José Luís Prim, na última terça-feira (13), na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Centro Histórico. Mais de 30 ex-coralistas se integraram ao Coral dos Canarinhos de Petrópolis – regido pelo frei por 28 anos.

Na cerimônia, que lotou a igreja, foram mostradas passagens importantes de sua vida, como o livreto com as músicas do Coral, um CD de músicas sacras, as batinas do Coral dos Canarinhos, uma imagem de São Francisco de Assis e um quadro que retrata o frei. No total, mais de 70 coralistas e ex-coralistas, de todas as gerações, participaram da homenagem. Um dos destaques da apresentação foi “Requiem”, de Gabriel Fauré, com a participação do solista Michel de Souza, ex-canarinho e que, hoje, faz parte da Royal Opera House, de Londres.

“O frei Prim tinha alguns problemas de saúde, como a visão, que estava limitada, mas jamais se lamentava nem queria que as pessoas o consolassem. Por isso, não queria que ninguém soubesse destes problemas. Não por falta de modéstia, mas por ter um espírito forte, guerreiro, de quem não se dobrava por qualquer circunstância”, afirmou o Frei César Külkamp, que celebrou a missa.

O atual diretor do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Marco Aurélio Lischt - que, quando coralista, foi regido pelo Frei José Luís Prim – destacou a emoção em lembrar das passagens do ex-diretor do IMCP. “Tivemos, hoje, uma energia muito positiva, com esse pessoal que há muito tempo não se via. Tenho certeza de que, de lá de cima, o Frei deve ter ouvido e ficado muito feliz com essa reunião”, afirmou Lischt.

O Frei José Luís Prim faleceu, aos 78 anos, terça-feira passada (6), no Hospital Santa Isabel, em Blumenau (SC). Prim se recuperava de um acidente automobilístico, que havia sofrido no último dia 19 de julho, mas o quadro se agravou. Prim nasceu no dia 14 de junho de 1935, em Varginha, no interior da cidade de Santo Amaro da Imperatriz (SC). Desde criança, teve grande inclinação para a música, e viveu em um ambiente de religiosidade, uma vez que o pai e a mãe tinham um irmão na Ordem Franciscana. Desde cedo, isso despertou nele a vocação para servir o sacerdócio.

Sob sua direção e regência, o Coral dos Canarinhos viajou por diversos estados e realizou turnês no exterior. Sua passagem também ficou marcada pelas quatro visitas ao Papa – na primeira delas, integrado a um grupo que reunia mais de 12 mil vozes, no XV Congresso Internacional de Meninos Cantores. Em 2000, por conta própria, Prim decidiu renunciar ao cargo, para se dedicar à evangelização nas paróquias do sul do Brasil.

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil


Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade