Notícias do IMCP

21.10.2013

Gerações de meninas dos Canarinhos se encontram na comemoração dos 25 anos

 Diversas gerações do Coral das Meninas dos Canarinhos se encontraram, neste domingo (20), para comemorar os 25 anos do grupo vocal feminino do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP). Uma missa, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Centro Histórico, marcou a celebração. As vozes que já fizeram parte do coro se juntaram às atuais integrantes, em uma cerimônia que reuniu cerca de 90 coralistas.

As meninas dos Canarinhos cantaram as músicas que integraram a missa de domingo – uma tradição que vem desde que o grupo foi fundado pelo Frei José Luiz Prim, em 1988. “Esta é uma data muito expressiva em um país que ainda tem muito para contribuir com o movimento do canto coral. É muito gratificante para nós todos nós”, afirmou o maestro, Marcelo Vizani.

Vizani destacou, ainda, a sua alegria em ver antigas crianças que ingressaram no coral, hoje já formadas, retornando neste momento especial. “É como se a família toda voltasse para casa. Hoje, na vida profissional, elas percebem a importância de ter ingressado nos Canarinhos. Elas enxergam claramente o quanto o coral contribuiu para a disciplina, o aprendizado e a bagagem cultural de cada um delas”, afirmou.

Diretor artístico do IMCP e maestro regente do Coral dos Meninos dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt também prestou sua homenagem ao grupo vocal feminino: “Einstein dizia que uma mente que se abre para novas informações nunca mais volta ao tamanho original. E o trabalho que desenvolvemos é exatamente esse, abrir as mentes de todos nós. Que venham muitos mais 25 anos pela frente”, exclamou.

Atualmente, 56 meninas integram o coro. Outras dez meninas estão fazendo, neste momento, o curso de Aprendizes, que as prepara para o ingresso nas apresentações.

Histórico do Coral das Meninas dos Canarinhos

O coral já viajou para Portugal e esteve em diversas regiões do Brasil. As turnês artísticas são fundamentais na formação dessas jovens. Além de levar sua música, as meninas são incentivadas a conhecer a cultura dos locais visitados.

Tradicionalmente o coral canta a liturgia, participando dois domingos por mês da missa das 10 horas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Porém o coro também transita pelo erudito. "Temos os grandes eventos. Por exemplo, fomos um dos corais do Projeto Aquarius, cantando a Sinfonia dos MIL. Eram mil pessoas no palco na praia, cantando nesse projeto. Também temos no nosso repertório as canções de Brahms, que são para harpa, coro a vozes iguais e duas trompas, e A Cerimony of Carol’s, de Benjamim Britten, para coro e harpa, entre outros", enumera Vizani.

A música popular também tem espaço no repertório das meninas. O projeto MPB em Conversa vem falando sobre o ciclo da música popular brasileira com a sua história e também a sua parte musical. Elas participam ainda do Tour da Experiência, onde a história de Petrópolis é falada e cantada pelo Coral das Meninas dos Canarinhos.

O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis funciona na Rua Santos Dumont, 335, no Centro Histórico. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2104-4141, ou pelo site: www.canarinhos.com.br.

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil


Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade