Notícias do IMCP

20.03.2014

Frei José Luiz Prim recebe homenagem

Um dos maiores incentivadores da cultura e do movimento do canto coral em Petrópolis, Frei José Luiz Prim teve sua importância lembrada durante a edição de 2014 do Prêmio Guerra Peixe. O evento, que aconteceu no Palácio Quitandinha, em Petrópolis, prestou uma homenagem ao frei exibindo fotos e lembrando sua morte, ocorrida em 2013.

Maestro, diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis por 28 anos e um exemplo para Canarinhos de todas as idades, Prim nasceu no dia 14 de junho de 1935, em Varginha, no interior da cidade de Santo Amaro da Imperatriz (SC). Desde criança, teve grande inclinação para a música, e viveu em um ambiente de religiosidade, uma vez que o pai e a mãe tinham um irmão na Ordem Franciscana. Desde cedo, essa religiosidade despertou nele a vocação para servir o sacerdócio.

Após se formar na Escola de Música Pio XII e concluir as faculdades de Música e Letras, o pároco dedicou-se, durante um ano, a realizar cursos de extensão em São Paulo, para assumir a direção artística do Coral dos Canarinhos. Sob sua direção e regência, as crianças aprenderam com Prim, além da música, os valores da amizade, do afeto e da solidariedade. O grupo viajou por diversos estados e realizou turnês no exterior. Sua passagem também ficou marcada pelas quatro visitas ao Papa – na primeira delas, integrado a um grupo que reunia mais de 12 mil vozes, no XV Congresso Internacional de Meninos Cantores. Momentos que marcaram a vida de todos os canarinhos. Em 2000, por conta própria, após deixar um grande legado para o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Prim decidiu renunciar ao cargo, para se dedicar à evangelização nas paróquias do sul do Brasil.

Mesmo afastado, frei José Luiz Prim participava dos momentos importantes da vida do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Ele esteve em Petrópolis em 2012, nas comemorações dos 70 anos do coral. Na oportunidade, ele se lembrou da época em que entrou no Coro. “Entrei no Coral em uma fase crítica, quando não se notava o entusiasmo que fomos criando no coro com o passar dos anos. Isso se superou com a primeira viagem que conseguimos realizar pela Europa”, afirmou, destacando o que permaneceu intacto desde aquele tempo: “O que continua igual é o ideal de continuar educando a criança e o jovem através da música de qualidade e a seriedade do trabalho”, destacou.

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil


Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade