Notícias do IMCP

18.11.2014

Formação de Cantores

Em 72 anos de existência do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, mais de 2,8 mil meninos passaram pelo coral. Se somarmos com os 25 anos de existência do coral das Meninas dos Canarinhos, foram mais de 3.500 cantores infanto-juvenis que receberam a formação musical de excelência de um dos corais mais tradicionais do Brasil.

Desde a turma de 1976, os alunos começaram a estudar música seriamente, mesmo após deixarem o coral. Em 1985 dois dos integrantes ingressaram na Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e a partir de então, muitos se destacaram na carreira musical.

“A formação dos cantores é realizada com disciplina, trabalho em conjunto e foco. Além da leitura bem apurada das notas musicais, o trabalho de formação musical é feito com aulas de teoria musical, solfejo, ritmo e percepção. Toda semana, um repertório exigente é dado a eles, isso faz com que se tornem mais responsáveis.” – explica o maestro Marco Aurélio Lischt , sobre os diferenciais que fazem um canarinho ser mais bem formado musicalmente.

Os coralistas do IMCP começam o seu aprendizado ainda muito jovens, o que é um grande diferencial para aqueles que pretendem seguir a carreira musical, segundo o professor de canto da UFRJ, Homero Velho. “As experiências que tive com ex-canarinhos mostra que eles chegam às aulas com uma base de teoria musical muito boa. Isso é essencial para qualquer músico. Assim, é possível ter mais tempo para se dedicar a especificidades mais complexas, como o estilo musical a ser seguido.” – relatou o professor.

O contato com canções em outras línguas além do português e o latim, como o alemão, por exemplo, também facilita o desenvolvimento das aulas. Velho afirma que “essas experiências fazem com que os ex-canarinhos consigam aprender as peças com mais rapidez e facilidade”.

Kaique Stumpf ingressou no curso de Aprendizes dos Canarinhos em 2007, passando a integrar o Coral. Atualmente, ele está no primeiro período do curso de Música da UFRJ e tem notado grande diferença entre o seu conhecimento e o apresentado pelos demais alunos.

“Desde que entrei no Instituto, a música passou a ser parte do meu dia a dia e foi esse contato que influenciou na escolha do meu curso. Nesse começo de aulas na UFRJ tenho sentido como a bagagem dos canarinhos é um diferencial. Só de falar que vim dos Canarinhos, já me olharam com mais seriedade.” – lembra o aluno, ressaltando que percebeu como o aprendizado que recebeu foi diferenciado. “Os Canarinhos mudam os pontos de vista, os alvos de uma pessoa. Desde cedo eu aprendi a lidar com as diferenças e conheci o que é a excelência.”

Os corais do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis fazem parte dos mais tradicionais do Brasil e são referencias de cultura musical. O ensino de música desde a infância contribui para a boa formação do cantor, no entanto, “o país carece de coros infanto-juvenis para dar o ponta-pé inicial na formação dos nossos alunos e alunas” – comenta o maestro Lischt. Ele aponta que “o cantar para uma criança alemã, por exemplo, é muito natural, o que para muitas das nossas crianças não é.”

A federação alemã de coros PUERI CANTORES (coros infanto-juvenis) tem mais de 400 corais, contando apenas os que cantam na igreja católica. A brasileira conta com somente 13, apesar de ser um país 10 vezes maior que a Alemanha. Neste cenário, o trabalho realizado pelos Canarinhos se torna ainda mais essencial. “Se o Estado e a igreja no Brasil dessem mais importância à música coral como instrumento de formação humana, teríamos muito menos problemas sociais.” – declara o maestro.

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil


Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade