Notícias do IMCP

03.11.2015

Concerto dos Canarinhos encanta petropolitanos e turistas

Concerto dos Canarinhos encanta petropolitanos e turistas

Os petropolitanos e turistas que aproveitaram a véspera de feriado em Petrópolis tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Brasil através da música. O concerto “O Império Brasileiro e Sua Música” foi apresentado, no último domingo (01/11), pelas vozes do Coral dos Canarinhos no Cineteatro do Museu Imperial.

Durante uma hora, o mordomo-mor do Palácio Imperial, Paulo Barbosa, ganhou vida na interpretação do canarinho Lucas Mathias, que contou as histórias do período do Império, intercalando-as com as músicas. O Hino da Independência, a modinha “Você trata o amor em brinco” (Marcos Portugal) e as canções “Coro dos Caçadores” da ópera “O Guarani” (Carlos Gomes) e “Lacrimosa” (Réquiem de Mozart) foram algumas das obras em destaque.

O público presente se encantou com o concerto. Foi o caso do músico Evandro Oliva, de São José do Rio Preto (SP). “Nunca tinha visto o Coral dos Canarinhos de perto, não conhecia o trabalho deles ‘in loco’. Fiquei emocionado com a apresentação. Deu vontade de subir no palco e dar um abraço nos meninos. Foi sensacional”, declarou Oliva, que, além de ser cantor lírico, rege três corais na cidade do interior paulista.

A física aposentada Solange Lima, que veio da cidade do Rio de Janeiro, saiu da apresentação com o mesmo sentimento. “Já assisti algumas apresentações dos Canarinhos, mas não dentro deste formato. O foco cultural, unindo a história à música, foi excelente, já que nossa história é tão pouco divulgada no Brasil”, disse.

Para o maestro do Coral dos Canarinhos e diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), Marco Aurélio Lischt, a reação do público é sempre gratificante. “Ficamos muito felizes por agradarmos o público com o programa apresentado. Eles conseguem enxergar um século XIX diferente. São momentos de felicidade, e esperamos fazer mais concertos como este”, declarou.

O concerto foi idealizado pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) e roteirizado pelo professor Nilson Macedo. O Tour da Experiência é desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e o Instituto Marca Brasil, e tem o objetivo de aumentar o fluxo turístico e a permanência dos visitantes nas cidades participantes, permitindo que os mesmo vivenciem experiências nos destinos escolhidos.

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil


Compartilhe nas redes sociais

2021 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade