A educação franciscana está diretamente ligada à formação humana e integral do indivíduo. Para tanto, as virtudes descritas a seguir enraízam a proposta de ensino da instituição.
Amor
O amor tem múltiplos significados e várias formas de demonstração. Amar é a atitude de querer o bem do outro, de acolher e deixar-se acolher por ele.
Confiança
Confiar é o ato de esperar com firmeza. Na vida franciscana, ocupa lugar central e deve ser entendida e vivenciada como inspiração e fundamento para a vida fraterna e para o trabalho.
Diálogo
Mais do que o entendimento das palavras enunciadas, o diálogo é a expressão da harmonia entre os indivíduos. A virtude do diálogo resulta, segundo a inspiração de Francisco de Assis, de uma afinada coerência entre o que se fala e o que se vive.
Disciplina
“Porque tem margens, o rio chega ao mar”. Mais do que obediência a regras, a virtude da disciplina requer projeto de vida, idealismo e força de vontade.
Fraternidade
Sentimento de irmandade, de amor ao próximo e de harmonia. No plano espiritual, a fraternidade franciscana pode ser qualificada como uma mensagem de testemunho oferecida ao mundo.
Gratidão
Na espiritualidade franciscana, a gratidão surge do encantamento de sentir-se amado por alguém. É a perfeita sincronia da gratuidade do amor que suscita mais amor. Da generosidade que gera mais disponibilidade. Da doação que enobrece e promove a vida.
Humildade
É da humildade que aflora a plenitude humana. Quem cultiva a terra bem sabe que o segredo de uma árvore alta e viçosa são as suas raízes. Elas sustentam a árvore e, no entanto, não aparecem.
Perseverança
A perseverança é o segredo dos que lutam sempre, mesmo que nem sempre saiam vitoriosos. É a virtude que vem justificar uma vida de dedicação e trabalho.
Prudência
A prudência é a virtude que governa a ação, é a partir dela que decidimos em meio ao risco. Ser prudente é saber discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e escolher os justos meios para atingi-lo.
Respeito
Respeito significa estima, consideração e reverência. É dever e obrigação que se impõem à conduta de todas as pessoas, visando ao aprimoramento do convívio em sociedade.
Sabedoria
Esta virtude está no viver em harmonia com todas as pessoas sem abrir mão da própria dignidade. Não indica, em primeiro momento, um enaltecimento intelectual, mas a aptidão que se tem de agir com sensatez.
Solidariedade
Independentemente de haver ou não alguém necessitando de ajuda, a solidariedade faz parte da essência humana. Ser solidário é tornar-se verdadeiramente humano.
União
Nas palavras de Francisco de Assis, não há ninguém que não possa aprender ou não tenha algo a ensinar. É por meio da união, ajudando uns aos outros, que se cria uma cultura de paz e harmonia entre as pessoas.